Campos sedia evento para conselheiros
03/07/2018 20:35 - Atualizado em 04/07/2018 14:06
Campos sedia nesta quarta e quinta-feira e também nos dias 12 e 13 de julho, um treinamento de operacionalização do Sistema de Informação Para a Infância e Adolescência (Sipia), voltado para conselheiros tutelares do município e de cidades vizinhas. A capacitação é uma iniciativa da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), em parceria com a Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), que abrigará o evento em sua sede. Campos será o quinto município fluminense a receber o treinamento, depois de Volta Redonda, Barra Mansa, Quatis e São Pedro da Aldeia.
Segundo o coordenador do Sipia, Rodnei de Souza Oliveira, responsável pela capacitação, o Sistema tem papel fundamental na elaboração de políticas públicas, uma vez que permite aos municípios traçar diagnósticos sobre os mais diversos aspectos, informações estas que devem servir de base para a promoção de ações por parte do Poder Público.
— A verdade é que o Governo do Estado nunca havia assumido a responsabilidade de democratizar o Sipia, tornando-o acessível e aplicável aos municípios. Isso passou a acontecer a partir do ano passado. Cabe a nós agora fazer esta sensibilização, apresentar o sistema aos conselheiros e a operacionalidade dele. Campos está de parabéns por ter tomado esta iniciativa e se oferecer como polo para que profissionais de outras cidades também tenham oportunidade de acessar a capacitação — explicou o coordenador.
Ele ainda observou que a capacitação também levará os conselheiros tutelares a refletir sobre sua atuação individual e coletiva. Serão apresentados estudos de casos e propostas reflexões a respeito das mais diversas situações aplicáveis ao dia a dia dos conselheiros. Ao todo serão oferecidas 60 vagas. A capacitação terá carga horária de 16 horas. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS