Manutenção de praças e jardins em SJB
03/07/2018 18:48 - Atualizado em 06/07/2018 14:04
Praças e jardins tem recebido atenção especial com o trabalho de manutenção realizado pela secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, em São João da Barra. Entre os objetivos estão o embelezamento da cidade, o incentivo à interação e proporcionar o bem-estar da população a partir da utilização desses espaços.
A ação envolve cerca 40 praças em todo município, sendo executada por funcionários da Prefeitura com poda, corte de grama, limpeza, paisagismo e manutenção dos jardins. Cada praça conta um ou mais responsáveis por esse trabalho.
A secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Joice Pedra, ressalta a importância do contato com a natureza, principalmente entre as crianças, que podem entender a necessidade de sua conservação na medida em que a usufruem.
“A praças e jardins são locais característicos da vida urbana ao ar livre que, cumprindo sua função social, permitem a convivência mais saudável e segura para os munícipes. São propícios, também, a atividades educativas e capazes de criar essa diversificação da paisagem construída, participando do embelezamento da cidade”, explica Joice.
Responsável pela supervisão do serviço, o funcionário Jorlan da Silva, há 15 anos se dedicando ao ofício, relata sua satisfação. “Amo o que faço porque vejo as praças e os parquinhos como refúgio na cidade para a socialização das pessoas, sem contar com a beleza das árvores e plantas. Esses locais são propícios, também, a quem deseja praticar alguma atividade, para encontros e diversão das crianças”, ressaltou.
A função ecológica dos espaços é reforçada pela secretária. “São os principais responsáveis pela presença de vegetação na cidade. Proporciona sombra e proteção, mantendo o solo permeável, diminuindo a chance de enchentes, auxilia na manutenção do clima, evitando ilhas de calor, melhorando a qualidade do ar e aumentando a biodiversidade local”, finalizou. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS