PT irá registrar candidatura de Lula no dia 15 de agosto
03/07/2018 21:36 - Atualizado em 04/07/2018 15:21
Lula
Lula / Foto - Diomarcelo Pessanha
O Partido dos Trabalhadores (PT) quer fazer no dia 15 de agosto uma marcha popular até Brasília para registrar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência. O ato foi aprovado nesta terça-feira, em reunião da Executiva Nacional do partido. Lula está preso desde 7 abril na sede da Polícia Federal (PF), em Curitiba.
Além do ato em agosto, os petistas aprovaram também um calendário de mobilizações populares pela liberdade de Lula e pelo direito dele em ser candidato. Antes da mobilização, durante a próxima semana de 9 a 14 de julho, será realizada a campanha do abaixo-assinado Lula Livre. No encontro, a Executiva também anunciou quais os nomes que comporão a comissão responsável pela campanha do ex-presidente. Entre eles, está o do ex-presidente da Petrobras, o baiano Sergio Gabrielli.
Nesta terça-feira, o ex-presidente divulgou uma carta, através da Executiva Nacional do PT, na qual diz que “já não há razões” para acreditar na Justiça e em que reafirma sua condição de pré-candidato à Presidência.
Em Brasília, acompanhada pelos dirigentes do PT, a presidente da legenda, senadora Gleisi Hoffmann (PR), leu a carta de Lula. A ideia do partido é evitar especulações sobre uma possível alternativa ao nome do ex-presidente — já que ele deve ser barrado pela Lei da Ficha Limpa — e preparar o terreno para uma mobilização de petistas no dia 15 de agosto, quando dizem que vão registrar Lula como candidato: “Não cometi nenhum crime. Repito: não cometi nenhum crime”, disse Lula na carta. (S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS