Licitação em bloco é mantida
03/07/2018 20:51 - Atualizado em 05/07/2018 14:12
O governador Luiz Fernando Pezão participou de uma reunião, nesta terça-feira, com o presidente Michel Temer, em Brasília, para tratar da licitação do bloco Sudeste de aeroportos, que inclui as unidades de Macaé, no Rio de Janeiro, e de Vitória, no Espírito Santo. Durante o encontro, o governador defendeu a manutenção do aeroporto de Macaé no mesmo leilão, a ser realizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) do aeroporto capixaba. Na ocasião, Temer garantiu que o edital será mantido com os dois aeroportos juntos, como solicitado pelo governador. Deputados, ministros e lideranças empresariais do setor de petróleo de Macaé também estiveram no encontro.
Recentemente, o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, enviou ofício ao ministro dos Transportes, Valter Casimiro, pedindo a exclusão da unidade de Macaé do leilão do aeroporto de Vitória, alegando prejuízo ao interesse público do Espírito Santo. Para os participantes do encontro, a reivindicação do governo capixaba era injusta, uma vez que o aeroporto de Vitória recebeu investimentos federais em obras de infraestrutura no valor de R$ 550 milhões, inauguradas em março deste ano.
Por falta de infraestrutura, o aeroporto fluminense perdeu voos de transporte de passageiros feitos por aeronaves de médios e grandes portes. A companhia aérea Azul, por exemplo, deixou de voar para a unidade de Macaé, cuja pista está em péssimo estado de conservação.
— Não era justo que apenas o aeroporto de Vitória, que já passou por uma ampla reforma recentemente, receba mais investimentos neste momento. Excluir Macaé seria extremamente nocivo para a economia fluminense, principalmente neste momento de retomada da indústria do petróleo — destacou Pezão.
A Anac já iniciou o processo de concessão do bloco Sudeste. A proposta inclui o aeroporto de Macaé e o de Vitória em um bloco único, com valor de outorga de R$ 644 milhões e garantia de 30 anos de exploração para a empresa vencedora do leilão. “Como parlamentar não podia deixar de lutar por essa causa tão importante para a economia do nosso estado, especialmente de Macaé e do Norte Fluminense. Conquistamos mais uma vitória”, avaliou o deputado Christino Áureo, que também participou do encontro. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS