Câmara dos Deputados abre processo contra parlamentar
04/07/2018 21:07 - Atualizado em 05/07/2018 14:34
O Conselho de Ética da Câmara instaurou, nesta quarta-feira, o processo disciplinar para a cassação do mandato do deputado Nelson Meurer (PP- PR), o primeiro parlamentar condenado no Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento nas irregularidades investigadas pela operação Lava Jato.
Meurer foi condenado no Supremo a 13 anos, 9 meses e 10 dias de prisão em regime fechado, além de multa de cerca de R$ 265 mil, em valores que ainda precisam ser corrigidos pela inflação. A punição é pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
O julgamento foi realizado no fim de maio pela Segunda Turma do Tribunal. Ainda cabem recursos contra a condenação. Após a decisão dos ministros da Segunda Turma, os partidos Rede Sustentabilidade e PSOL apresentaram representações ao Conselho pedindo a cassação do mandato do parlamentar. Para os partidos, a condenação na Justiça pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro demonstra que houve a quebra do decoro parlamentar.
Com a instauração do processo, foram sorteados os nomes de três parlamentares que podem assumir a relatoria: Izalci Lucas (PSDB-DF), José Carlos Araújo (PR-BA) e Pompeo de Mattos (PDT-RS). (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS