Polícia Militar do Rio ganha reforço de 265 viaturas
04/07/2018 12:07 - Atualizado em 09/07/2018 19:00
Reforço nas viaturas
O Rio de Janeiro, que vive sob intervenção federal na área da Segurança, mas não tem visto resultados efetivos, sobretudo no interior, deu uma boa notícia nessa terça-feira (3) para a Polícia Militar e que, de certo, agrada toda a população. Foram entregues mais 265 viaturas para reforçar a frota da PM. Os novos veículos fazem parte do segundo lote. Em 26 de abril, foi entregue o primeiro lote, também de 265 veículos. Além disso, a PM recebeu outros 50 veículos descaracterizados para serviço reservado. No total, foram entregues 580 carros.
Chega até quem?
A expectativa é que as novas frotas da PM, a possibilidade de melhorias nos setores de inteligência, uma esperada valorização do profissional, tudo possa ser transformado em melhorias para a população, em uma verdadeira sensação de segurança. Hoje, o que se vive, em especial no interior, é totalmente o contrário. Campos já conta com 126 assassinatos só neste ano. Os índices, certamente, levarão o município para os piores rankings possíveis de violência, fato que já se arrasta há algum tempo.
Mais que segurança
Não é novidade para ninguém que coibir a crescente violência no país é algo que precise de investimentos não só na área da Segurança. O Estado precisa se fazer presente com serviços básicos de Saúde, Educação, transferência de renda — quando for o caso —, e também com apoio para atividades esportivas e culturais. Nos locais onde o Estado não cumpre com essas obrigações, normalmente, crescem os bolsões de pobreza e as áreas passam a ser dominadas e disputadas pelo tráfico. Como consequência, sobem os índices de criminalidade.
Legado
Por falar em intervenção no Rio, o general Walter Braga Netto, convocado pelo governo federal para ser o interventor na segurança pública do estado do Rio, afirmou que equipar e treinar os policiais do estado é um dos legados que pretende deixar para sociedade. Assim como um modelo de gestão que inclui a valorização do policial e das corregedorias. Ele é categórico ao dizer que a intervenção vai até 31 de dezembro, mas espera conversar com o futuro governador, caso este queira. Garante ainda que o carioca e o fluminense irão ver “uma melhora palpável [nas questões de segurança], cada vez mais, até o fim do ano”.
Bastidores
Os bastidores da Câmara de Campos estão quentes para este período de recesso. É que, durante o período que seria de folga para os vereadores, podem ser convocadas reuniões extraordinárias de extrema importância. Entre elas estaria a análise da prestação de contas da ex-prefeita Rosinha Garotinho (Patri), que teve parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) pela reprovação. Confirmadas as informações que circulam nos bastidores, o período “frio” do recesso pode ser mais quente do que todo o resto do ano.
Pesquisa
Para quem acompanha os números da corrida presidencial do país, neste período pré-eleitoral, o instituto Paraná Pesquisa tem nova sondagem registrada para divulgar a partir desta quarta-feira (4). Os números até aqui têm mostrado uma inconteste liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso pela Lava Jato desde abril. Condenado em segunda instância, Lula fica barrado na Lei da Ficha Limpa, apesar de o PT insistir no seu nome como candidato do partido no pleito do próximo 7 de outubro.
Surto
O Brasil volta a viver um surto de sarampo. Quatro casos no estado do Rio estão sob investigação da secretaria de Estado de Saúde. Um deles teve resultado preliminar positivo, mas ainda falta confirmação do diagnóstico pelo laboratório de referência nacional da Fiocruz, segundo a secretaria. O local de provável infecção está em análise. Caso haja confirmação, o estado terá o primeiro caso, pelo menos, desde 2000. Em 2017, a vacinação contra o sarampo em crianças de até um ano de idade teve alcance de 94,8%.
Charge do dia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS