Separando o joio do trigo
23/07/2018 12:20 - Atualizado em 23/07/2018 12:31
A nova função do WhatsApp, realçando quando uma mensagem é "Encaminhada", veio em boa hora, em virtude da disseminação de fake news que têm tirado a credibilidade das redes sociais, tornando-as o maior palco de falsas informações da atual era.
A sinalização de uma informação como "Encaminhada" deixa claro que o usuário não produziu aquele conteúdo. A repassou, o que ocorre, na grande maioria dos casos, sem qualquer critério ou mínima verificação da veracidade. É o irresponsavelmente famoso "não sei se é verdade, mas...". Justificativa típica de fofoqueiro. Se há dúvida, não repasse.
"Encaminhada" diz que a mensagem é uma corrente, vinda de outro lugar, sabe-se lá de onde. É muito comum em grupos de WhatsApp. A proporção da presença de mensagens "Encaminhadas" em um grupo diz muito sobre a qualidade da informação ali trocada.
Entre os tipos de mensagens "Encaminhadas" mais comuns estão os memes e as fake news. Há também, em menor escala, encaminhamento de conteúdo relevante e notícias verdadeiras, baseadas em produtores de conteúdo de credibilidade, como sites noticiosos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]