Agricultura projeta cultivo de hortaliça sem utilizar o solo
20/07/2018 19:26 - Atualizado em 23/07/2018 14:51
A superintendência de Agricultura e Pecuária está desenvolvendo projeto para o cultivo de hortaliça sem solo - processo denominado hidroponia -, visando à implantação no município. Pautado neste objetivo, o superintendente Nildo Cardoso visitou nesta semana uma propriedade particular, que já trabalha com o apoio da Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e cultiva cerca de 5000 hortaliças, mensalmente, para comercialização.
A ideia, de acordo com Nildo, é implantar o cultivo por hidroponia em escolas da rede municipal de ensino. Uma amostra foi apresentada pela superintendência no estande da Prefeitura de Campos, durante a Exposição Agropecuária e Industrial de Campos (Expoagro).
— O pensamento é incluir a alimentação saudável, desde o início, na cultura das escolas do município. Passar do manuseio dos próprios alunos, durante o cultivo, à mesa deles com variados tipos de alimentos como couve, rúcula, alface e temperos, sem nenhum tipo de agrotóxico. O objetivo é criar o hábito do consumo desse tipo de alimento, trabalhando a importância para a saúde dessas crianças e jovens — pontuou Nildo, destacando a facilidade para esse tipo de trabalho, já que utiliza apenas recipientes com água e nutrientes.
Hidroponia — Processo em que, suportadas em um meio que não o solo, as raízes da planta recebem uma solução nutritiva balanceada, contendo, além de água, nutrientes essenciais ao seu desenvolvimento.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS