Dengue, zika e chikungunya em debate
- Atualizado em 22/06/2018 19:09
Profissionais de Saúde se reuniram na noite dessa quinta-feira (21) para uma capacitação acerca da descentralização dos atendimentos na rede de saúde municipal nos casos de dengue, chikungunya e zika. O evento foi organizado pela equipe da Vigilância em Saúde da secretaria municipal de Saúde (SMS) e realizado no auditório Jair Araújo, na Faculdade de Medicina de Campos. A partir deste encontro, toda a rede municipal de Saúde está capacitada para atender os casos de chikungunya.
A diretora da Vigilância em Saúde da SMS, a médica infectologista Andréya Moreira, fez a abertura da capacitação ressaltando o aumento progressivo do número de casos não só em Campos, mas em todo o Estado do Rio de Janeiro.
Supcom
— Estamos em alerta. Campos vive um surto epidêmico de chikungunya e a população precisa redobrar os cuidados. Aos profissionais de Saúde cabe atenção no acolhimento, visto que o paciente com chikungunya mal consegue andar e um atendimento médico qualificado em todas as nossas unidades, principalmente para os pacientes que apresentarem comorbidades — disse Andréya.
O diretor do Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas (CRDI), o médico Luiz José de Souza, explicitou as formas de transmissão e prevenção das arboviroses (dengue, chikungunya, zika e febre amarela).
— Estamos em um ambiente favorável que tem chuva e calor. O trabalho dos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é feito nas larvas que se reproduzem na água limpa. A chikungunya, mais especificamente, tem três formas: aguda, subaguda e crônica. O número de casos só aumenta e os focos estão dentro das nossas casas, sim. Não podemos ser derrotados por um mosquito — alertou o médico.
A Prefeitura vem realizando mutirões semanais nos bairros. A ação intensiva teve início no dia 18 de maio e já percorreu 24 bairros do município, contando com o auxílio de diversos órgãos municipais. Nessa quinta-feira (21), o mutirão foi realizado no Jockey Club, Parque Benta Pereira e Parque José do Patrocínio.
Em maio, a Vigilância Epidemiológica da SMS, divulgou o resultado do último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa), que foi 6,1, acima do esperado pela equipe e, por este motivo, as ações têm sido intensificadas. O órgão reafirma a campanha 10 minutos Contra o Aedes Aegypti, onde bastam apenas 10 minutos, por semana, para revisar os quintais, pratos de plantas e recipientes de animais, verificar se a caixa d’água está fechada, entre outras medidas. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS