Aulas suspensas e racionamento em diversos setores na região
24/05/2018 12:47 - Atualizado em 25/05/2018 17:54
A Prefeitura de Campos informou, no início da noite desta quinta-feira (24), que vários serviços já estarão comprometidos nesta sexta-feira (25) pela greve dos caminhoneiros. Conforme adiantado pela secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte e informado aos pais e responsáveis pelos alunos, algumas unidades estarão com aulas suspensas, a partir desta sexta, devido à falta de abastecimento de água, que é feito por caminhões-pipa. Na área do transporte, os representantes das empresas de ônibus informaram ao Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) sobre o comprometimento do serviço em várias regiões do município, assim como o transporte alternativo. Em São João da Barra, segundo informou o Blog do Arnaldo Neto, a secretaria de Educação e Cultura suspendeu as aulas em todas as 38 unidades escolares do município no período noturno desta quinta-feira e nos três turnos nesta sexta-feira.
Em nota, a Prefeitura de Campos informou que, “apesar do esforço para minimizar os efeitos da paralisação nacional dos caminhoneiros em seus serviços prestados, algumas atividades estarão comprometidas nesta sexta-feira, principalmente devido à falta de combustível”.
Nas Unidades Básicas de Saúde, segundo a Prefeitura, são priorizados os atendimentos de urgência e emergência. A exemplo das unidades escolares, a Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) decidiu pela suspensão das atividades em sua sede até o reabastecimento de alimentos. Ainda de acordo com a Prefeitura, outros serviços podem vir a ser afetados.
A secretaria municipal de Desenvolvimento Ambiental, entretanto, informou que, segundo a concessionária de limpeza pública, nesta sexta, o serviço de coleta de lixo será realizado normalmente. 
Após o comprometimento das atividades nesta quinta-feira, o aeroporto Bartolomeu Lisandro volta a operar nesta sexta. De acordo com a Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), nesta quinta chegou carregamento suficiente para atender as operações, porém, somente até sábado (26).
A Polícia Militar informou que, até o momento, a corporação não teve problemas de abastecimento e que medidas preventivas estão sendo tomadas. Portanto, o patrulhamento é mantido normalmente.
SJB — A secretaria municipal de Educação e Cultura de São João da Barra, em razão da greve nacional dos caminhoneiros e consequente precariedade no fornecimento de produtos essenciais, como combustível e gás, suspendeu as aulas em todas as 38 unidades escolares do município no período noturno desta quinta-feira e nos três turnos nesta sexta. “A medida visa, também, zelar pela segurança de alunos e profissionais”.
Macaé — A Prefeitura de Macaé informou nesta quinta-feira que não registrou interrupção nos serviços públicos. “Tanto as escolas municipais quanto o abastecimento dos veículos da Guarda e Saúde não estão sendo afetados. Em relação ao transporte, a secretaria de Mobilidade Urbana informa que, devido à paralisação dos caminhoneiros, tendo como consequência o desabastecimento de óleo diesel, o transporte público urbano realizado pela SIT Macaé sofreu redução de horários das linhas em 20%. A medida ficará em vigor até que a situação seja normalizada”.
Rio das Ostras — A Prefeitura de Rio das Ostras decidiu, nesta quinta-feira, em função da escassez de combustível ocasionada pela paralisação dos caminhoneiros, suspender nesta sexta (25), o atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Casas da Criança e Postos de Saúde do município, mantendo somente na rede pública de saúde o funcionamento do Hospital Municipal e Pronto-Socorro. As aulas em todas as escolas da rede municipal também serão suspensas nesta sexta-feira.
Pelo mesmo motivo, a Prefeitura do município informou que o acesso ao Aterro Sanitário está bloqueado. Portanto, a coleta de lixo está temporariamente suspensa em todo o município. A medida já seria necessária devido à falta de combustíveis, mas acabou sendo antecipada. O Executivo ressaltou que “está pronta para retomar todos os serviços de limpeza pública, inclusive de roçada, capina e demais, assim que a situação se normalizar”.
Cedae — Devido aos bloqueios de carretas nas estradas em todo Brasil, o Governo do Estado e a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) estão em contato com os fornecedores de produtos químicos e órgãos competentes a fim de evitar que haja atrasos e interrupção no fornecimento dos mesmos e, dessa forma, visa garantir o tratamento de água nas estações operadas pela companhia. “No momento, a dificuldade de entrega está causando baixa no estoque dos produtos químicos. A Cedae permanecerá agindo para que suas atividades de produção continuem sem interrupção, no entanto, pede à população que economize água até que seja restabelecida a normalidade na entrega dos produtos químicos necessários e fundamentais ao tratamento”, informou nota da Cedae. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS