Polícia prende "matador de Nolita" enquanto espera ações integradas com o Exército
Verônica Nascimento 24/05/2018 09:52 - Atualizado em 24/05/2018 20:40
Fachada da 146ª Delegacia de Polícia (Guarus)
Fachada da 146ª Delegacia de Polícia (Guarus) / Folha da Manhã
Operações integradas das polícias Civil e Militar, inclusive com a participação do Exército, anunciadas pelo secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, general Richards Nunes, na última terça-feira (22), devem ser iniciadas em breve em Campos, na área de Guarus, onde a guerra do tráfico de drogas é responsável por mais de 90% dos homicídios registrados na região. A informação foi passada pelo delegado titular da 146ª Delegacia de Polícia (Guarus), Luís Maurício Armond, e pelo comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Fabiano Souza, em entrevista coletiva na manhã desta quinta (23), quando foi iniciada a “Operação Caçador”. Na ação foi preso um jovem de 20 anos, que seria o “matador de Nolita” no tráfico de bairros de Guarus ligados à facção atuante no Parque Santa Rosa.
— As operações serão rotineiras, provavelmente semanais, para cumprimento de mandados de prisão e diversas diligências para reduzir os índices de criminalidade em Guarus, principalmente homicídios, que, em nossa circunscrição, em quase toda sua totalidade, resultam do tráfico. Vamos atuar de forma integrada, com a participação não só das polícias Civil e Militar, mas da Polícia Federal, Rodoviária Federal, Guarda, sem esquecer a atuação do Exército que, diante de suas logísticas, inclusive de emprego na Segurança Pública, para conseguir reduzir a criminalidade em Guarus — explicou Armond.
O comandante do 8º BPM, Fabiano Santos, lembrou que a Civil e a Militar já desenvolvem ações em conjunto há vários meses. “Seja em cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão, retirada de barricadas, como no levantamento para identificar os principais criminosos. As operações vão continuar com a intenção de quebrar os líderes do tráfico de Guarus e os mandantes dos homicídios”, disse o comandante, citando o jovem preso esta manhã nas casinhas do Nolita, no Santa Rosa. Ele estaria envolvido em pelo menos 10 assassinatos, determinados pelo chefe do tráfico, preso há cerca de dois meses.
Outro crime – Também na coletiva foi divulgada a prisão em flagrante de um dos três suspeitos da morte de Franciano Carlos Campos, sequestrado na terça (22) e encontrado morto a tiros em um canavial da BR 356 na manhã do dia seguinte. O delegado disse que os outros dois participantes do crime já foram identificados e estão sendo procurados. Com o suspeito preso em flagrante, a polícia apreendeu um revólver calibre 32. O Gol usado para sequestrar e levar a vítima até o local da execução também foi apreendido. O veículo havia sido roubado em Guarus.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS