Macaé usa drone contra o Aedes
23/01/2018 20:10 - Atualizado em 24/01/2018 14:43
Com um alcance de até cinco quilômetros de distância e 500 metros de altura, o drone é uma ferramenta que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Macaé usa para mapear possíveis focos do Aedes aegypti. O equipamento pode documentar o processo para notificação do proprietário de uma casa ou terreno abandonado onde tenha foco do mosquito. Nesta terça-feira, o CCZ utilizou o veículo aéreo no bairro Imbetiba, onde foi identificada uma caixa d’água sem tampa.
Nesta quarta, os trabalhos seguem na lagoa de Imboassica. A proposta é atender todas as localidades do município no combate do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
Segundo o coordenador do CCZ, Flávio Paschoal, além da utilização do drone, colaboração de empresa parceira, o CCZ executa um trabalho continuado, que consiste em visitas domiciliares, aplicação de larvicidas, palestras e outras ações realizadas pelos agentes de controle de endemias. Nesta semana, os trabalhos seguem em diversos bairros de Macaé.
Técnicas de conchadas para o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), com utilização da bomba costal na aplicação de larvicida, foram realizadas nesta terça-feira, nos canais do Capote e bairro da Glória. Já para quarta-feira está programada no canal Macaé Campos I e, nesta quinta, no canal Macaé Campos II. Para finalizar a semana, na sexta-feira, o canal Macaé Campos III será contemplado.
O serviço de controle de roedores aconteceu na praia da Barra nesta terça-feira. Nesta quarta a ação acontece no Centro e no Lagomar. Na quinta, no bairro Nova Esperança e, na sexta-feira, no Cajueiros. O reconhecimento geográfico será das 8h às 16h.
A ação consiste em produção e atualização dos mapas dos bairros, numeração dos quarteirões, identificação de ruas e logradouros, quantitativo dos imóveis do município por tipo. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS