Mais um verão e o mesmo debate sobre a postura de alguns visitantes
Movimento no fim de tarde onde o rio encontra o mar, no Pontal de Atafona
Movimento no fim de tarde onde o rio encontra o mar, no Pontal de Atafona / Paulo Pinheiro/Facebook
Todo ano a reclamação é praticamente a mesma: os visitantes que não respeitam as práticas de boa convivência no litoral. Esperados para aquecer a economia, sem falar nos laços de amizades que são construídos por famílias nativas com as que veraneiam, alguns visitantes semeiam a desordem. Não são todos, [acredito que] nem de longe a maioria. Mas é uma boa parte que precisa rever os conceitos enquanto visitam as praias e outras cidades. A imagem acima, do repórter fotográfico Paulo Pinheiro, apesar de registrar pouco movimento, já mostra algumas irregularidades, como veículos na faixa de areia e lixo deixado na praia.
No texto abaixo, do capixaba Christiano Pegos, radicado em Atafona há quase uma década, é nítido que ano após anos os problemas são os mesmos. A fiscalização por parte do município muitas vezes é ineficiente, sem dúvida, mas se cada um fizer a sua parte, o convívio fica mais harmonioso. Reflita sobre o texto, mude o que precisa mudar e aproveite o verão:
É engraçado ver nas redes sociais várias pessoas exaltando Atafona, sua beleza, seus encantos e seu bucolismo, participarem de grupos, darem bom dia com fotos e legendas dizendo: 'estou no paraíso'.
Nas redes sociais tudo é bonito e lindo, mas inicia o verão e nós, moradores, vemos a maioria dos veranistas não respeitando o próximo e nem a condição de viver em sociedade.
Vemos lixos espalhados pelas ruas, veículos em alta velocidade pelas principais vias, motoristas parados na contramão ou em esquinas e em cima das calçadas. Além disso, é possível presenciarmos crianças soltas dentro dos carros, na carroceria de caminhonetes, em porta malas abertos e até no banco da frente dos veículos.
Não concordo com o argumento sobre a falta de fiscalização, pois cada um de nós sabemos o que é certo e errado e como devemos nos portar em sociedade. Sobre lixo, idem! Há o recolhimento regular e em dias e horários fixos.
Vamos colaborar, galera! Vamos dar exemplo e cobrar, não só das autoridades mas do seu vizinho, amigo e parente.
*Publicado originalmente no grupo de Facebook “Lembranças de Atafona”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]