Espírito natalino em campanhas sociais
Matheus Berriel e Mário Sérgio Junior 16/12/2017 15:49 - Atualizado em 19/12/2017 15:16
O espírito natalino tem comovido diversas campanhas sociais para levar um pouco de afeto às crianças mais necessitadas. Em Campos, o apresentador e colunista Fábio Abud, gerente da Plena TV, se mobilizou para arrecadar brinquedos que serão entregues neste domingo (17), a partir das 8h, às crianças da localidade de Rio Preto. A pequena Vitória Alvarenga, de apenas 7 anos, também realizou uma campanha para levar alegria ao Natal de outras crianças.
Fábio Abud conseguiu arrecadar 3.230 brinquedos durante sua festa de 22 anos carreira, realizada no último dia 3. Na ocasião, os convidados trocaram a entrada pela doação de um brinquedo novo. “Faço isso há 22 anos. Eu acho que, no Natal, criança quer brinquedo, quer presente. É muito duro para um pai ou uma mãe, que não tenha uma boa condição financeira, chegar no Natal e não poder dar um presente para seu filho. Penso muito nisso”, disse.
Fábio Abud arrecadou brinquedos
Fábio Abud arrecadou brinquedos / Divulgação
A entrega dos presentes será feita através do 12º do Trilhão de Natal em Rio Preto, reunindo condutores de motos, quadriciclos e jipes. De acordo com um dos organizadores, Erodice Bernardo Junior, os trilheiros vão se reunir na pousada Olho D’água, de onde seguirão para o centro da localidade. Por lá, haverá pula-pula, carrinhos de algodão doce e pipoca para a criançada. Um dos trilheiros, o professor Ricardo Ferreira Paes, será o responsável pela distribuição dos presentes. Como nos anos anteriores, ele estará à frente do comboio vestido de Papai Noel.
— A importância desse evento é muito grande para as crianças daquela comunidade, haja vista que, para muitas, o brinquedo será o único que elas vão receber no Natal. É uma comunidade carente. Temos uma escola municipal lá, da qual já fui diretor, temos uma creche, e a gente vê que as crianças precisam realmente dessa ajuda — disse Erodice ao ressaltar a satisfação dos trilheiros em usarem o espírito natalino para fazerem a alegria dos moradores de Rio Preto.
O Trilhão do Natal se estenderá por toda a manhã. Além dos brinquedos oriundos da festa de Fábio Abud, muitos foram doados pelos próprios trilheiros. O evento conta com apoio do site Terra Trilhas e da Associação Trail Club Campos (ATCC). Entre os brinquedos arrecadados por Fábio, muitos serão destinados também a instituições de Grussaí e Atafona, em São João da Barra; Portelinha, Baleeira e outras comunidades de Campos. Um grupo espírita também receberá doações.
Menina de 7 anos movimentou internet
Toda ação solidária merece aplausos, mas a iniciativa deve ser ainda mais valorizada quando parte de uma criança. Há cerca de um mês, a atitude da pequena Vittória, de 7 anos, chamou a atenção da população campista. Após conversar com colegas e professoras, ela iniciou, em meados de novembro, a campanha “Faça uma criança feliz”, no intuito de arrecadar brinquedos e presentear crianças do projeto Lar de Acolhimento, Respeito e Amor (Lara). A campanha viralizou nas redes sociais e a entrega acontece neste domingo, de 14h às 16h, na sede do Lara, com direito a brincadeiras.
— Eu estava sentada no sofá, com a minha mãe, e disse para ela que estava querendo fazer uma campanha. Minha mãe falou para a gente fazer, gravou um vídeo, eu falei na escola, na igreja, na internet, em um monte de lugar, e depois a gente conseguiu um monte de brinquedo. Estou muito feliz — disse Vittória.
Vittória fez campanha pela internet
Vittória fez campanha pela internet / Antônio Leudo
A informação foi confirmada pela mãe de Vittória, Flávia Pessanha de Alvarenga, com maiores detalhes. “A princípio, ela falou que queria fazer uma doação para as crianças, depois de ter trabalhado na escola coisas relacionadas a amor, atenção e carinho”, contou.
Mais de 300 brinquedos foram arrecadados e, por isso, uma parte será entregue no projeto Lara e outra será utilizada em um projeto da Fundação Municipal da Infância e Juventude, em janeiro, destinado aos acolhidos de todos os abrigos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS