Servidores da Uenf decidem manter greve
27/09/2017 17:38 - Atualizado em 29/09/2017 13:15
Decisão foi tomada em nova assembleia
Decisão foi tomada em nova assembleia / Rodrigo Silveira
Servidores da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) decidiram, em assembleia realizada nesta quarta-feira (27), pela permanência da greve, que completa 56 dias nesta quinta (28). Foram 44 votos favoráveis à continuidade da greve, 15 contrários e quatro abstenções. Os servidores informaram que só retornarão com nova discussão por retorno quando for divulgado o calendário de pagamento ou com a quitação da dívida. A categoria reivindica pagamento do salário de agosto e 13º de 2016, além do parcial de 2017 e condições de funcionamento da universidade.
A decisão não agradou aos estudantes. Antônio Luís de Moura Ribeiro cursa agronomia e teme não se formar este ano. “Estou muito preocupado porque o ano está terminando e não temos previsão de concluir o curso em 2017. Entendemos a situação dos professores, mas para nós, estudantes, é complicado”, disse.
A presidente da Associação dos Docentes da Uenf (Aduenf), Luciane Silva, disse que não há condições de retomar as aulas sem pelo menos um calendário de pagamento e um respaldo sobre a segurança dentro no campus.
— Se o governo estabelecer um calendário de pagamento, voltamos a nos reunir em uma nova assembleia para decidir se retornamos ou não. Sem pagamento não há condições. Além disso, não podemos arriscar nossas vidas e a dos estudantes se não tivermos pelo menos uma ronda da Polícia Militar — pontuou Luciane.
Faetec — Os professores e demais servidores da Faetec decidiram, em assembleia nesta quarta, decretar nova greve da categoria por tempo indeterminado, devido ao atraso do salário de agosto. Eles decidiram por uma paralisação de 48 horas e, já na sexta-feira (29), será iniciada a greve sem previsão de retorno. A próxima assembleia (que definirá o fim ou manutenção da greve) só ocorrerá quando os pagamentos forem regularizados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS