Menina cai de ônibus escolar em SJB
27/09/2017 00:15 - Atualizado em 29/09/2017 14:06
Uma aluna de 13 anos da rede municipal de educação de São João da Barra sofreu uma queda em um ônibus disponibilizado pela Prefeitura e está internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Ferreira Machado (HFM), desde a tarde da última sexta-feira (22). O acidente teria ocorrido no trajeto entre a escola da menina e sua residência, na Vila da Terra, 5º distrito do município. Segundo a assessoria de imprensa do HFM, T.S.A. está em observação, em estado grave, desde que chegou ao hospital com traumatismo craniano. O caso foi registrado na 145ª Delegacia de Polícia, onde o pai da menina alegou que o condutor do veículo escolar teria acelerado “de forma imprudente”, no momento em que sua filha iria descer, “antes de ela sair, efetivamente, do coletivo”, e que isso teria ocasionado a queda da aluna.
O assunto foi divulgado no blog do jornalista Arnaldo Neto, hospedado na Folha 1. Conforme consta em Termo Circunstanciado, o pai da aluna relatou, ainda, que o motorista não prestou socorro à vítima. Segundo o pai, posteriormente, a menina foi levada por ele mesmo até uma unidade de saúde de Barcelos e de lá ao HFM. Essas informações constam no Termo Circunstanciado, no qual o pai manifestou o desejo de representar criminalmente em desfavor do motorista. Até o fechamento da edição, o motorista ainda não havia sido ouvido pela polícia.
Em nota, a Prefeitura de São João da Barra informou que o “acidente, com a aluna da Escola Municipal Manoel Ducas de Brito, ocorreu no fim do trajeto de rota do ônibus. No momento, o motorista transportava cinco alunos. O veículo possui um sistema em que, quando se aciona o ponto morto, a porta de entrada vai abrindo”. Ainda de acordo com a nota, “uma das alunas, de pé, teria tropeçado nos próprios pés, se desequilibrando e caindo do ônibus”. A versão oficial da Prefeitura informa, também, que “os carros não operam fora de uma condição mínima de segurança para os alunos. Ressalta-se que a frota escolar conta com 19 ônibus, no entanto, justamente devido à preocupação com segurança, nem todos estão em rotatividade”.
Parte da equipe da secretaria de Assistência Social do município foi encaminhada para o HFM após tomar conhecimento do episódio, segundo a Prefeitura, com o objetivo de garantir que a família fosse devidamente assistida durante o atendimento inicial. “A família e a vítima seguem monitoradas pelas assistentes sociais. Já os representantes da secretaria de Educação e Cultura mantêm contato constante com o corpo médico do HFM, junto ao coordenador de emergência do município de São João da Barra, que vem monitorando o estado clínico da vítima. Toda assistência à família e à vitima, desse trágico episódio, vem sendo prestado de acordo com os protocolos estabelecidos”, assegura a nota da administração municipal.
Já com relação ao motorista, a Prefeitura informou que ele “está recebendo a atenção necessária nesse primeiro momento visto que um episódio dessa natureza é traumático para todas as partes envolvidas. Trata-se de um profissional com mais de 30 anos de serviços prestados ao município e nenhum registro de ocorrência de qualquer espécie. As devidas providências estão sendo tomadas para seguir aperfeiçoando as condições de segurança dos alunos”. (M.S.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS