Vereadores reagem a ataque de Garotinho
Aluysio Abreu Barbosa, Aldir Sales e Paula Vigneron 28/09/2017 23:59 - Atualizado em 02/10/2017 14:07
Um dia após o ex-governador Anthony Garotinho deixar a prisão domiciliar e disparar a sua metralhadora de acusações contra adversários políticos e, entre outras coisas, afirmar que vereadores recebem propina em um bar na Pelinca, as reações foram imediatas. O presidente da Câmara de Campos, Marcão Gomes (Rede), disse que Garotinho “pensa que todo mundo é bandido como ele”, enquanto o parlamentar Jorginho Virgílio (PRP) representou na 134ª Delegacia de Polícia (Centro) contra o ex-secretário de Governo por calúnia. O marido da ex-prefeita Rosinha chegou a dormir com tornozeleira eletrônica, mas o equipamento foi retirado pela Polícia Federal logo pela manhã dessa quinta-feira (28). Já à noite, Garotinho reuniu militantes e políticos da região no Clube de Regatas do Rio Branco, onde voltou a atacar os adversários.
Após as declarações sobre vereadores, Marcão relatou ao blog Opiniões, hospedado no Folha 1, que estuda, junto ao procurador da Casa, Robson Maciel Júnior, a melhor maneira de responsabilizar criminalmente Garotinho. “O senhor Anthony Garotinho pensa que todo mundo é bandido como ele. Chamo de senhor, porque é isso que ele é: um senhor decadente, que já foi prefeito, deputado, governador e candidato a presidente, mas hoje não passa de um ex-presidiário, condenado na Chequinho (por corrupção eleitoral, associação criminosa, coação de testemunhas e supressão de documentos) e condenado como chefe de quadrilha armada pela Justiça Federal. É um bandido condenado duas vezes, além de investigado na Lava Jato e por outros tantos sinais de prática de ilícitos. E será tratado como o bandido que é: na delegacia de polícia e na Justiça. O Legislativo de Campos, como poder legalmente instituído, não vai se intimidar com as acusações levianas de um bandido”.
Após deixar a “casinha da Lapa”, beneficiado por um habeas corpus no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Anthony Garotinho fez uma série de ataques e afirmou: “todo mundo sabe onde funciona o bar da propina, onde todo mês os vereadores vão lá receber, além de tudo que já ganham, uma quantia em dinheiro”.
Outro vereador que não ficou satisfeito com as palavras de Garotinho foi Jorginho Virgílio, que registrou uma ocorrência por calúnia na delegacia do Centro. “Eu, como vereador, não posso aceitar um tipo de acusação inverídica. Vim fazer uma queixa-crime contra ele. Os meus advogados já estão preparando toda a documentação para entrar com uma ação criminal, para que ele possa provar o que denunciou ontem à noite”, explicou.
Garotinho tem tornozeleira eletrônica removida
Garotinho tem tornozeleira eletrônica removida / Paulo Pinheiro
Tornozeleira retirada e reunião sem todos
Logo pela manhã, agentes da Polícia Federal e da secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap) estiveram na “casinha da Lapa” para retirar a tornozeleira eletrônica de Garotinho, beneficiado pela liminar no TSE na noite de terça-feira que revogou a prisão domiciliar e as demais medidas cautelares, como o monitoramento eletrônico. No entanto, devido ao avançado horário em que a Seap foi notificada, o ex-governador precisou dormir com o equipamento.
Garotinho reúne militantes
Garotinho reúne militantes / Antônio Leudo
Durante a noite, Anthony e Rosinha Garotinho promoveram um encontro no Clube de Regatas do Rio Branco, no Centro, onde nem todos os convidados puderam estar presentes. Entre os ausentes, o filho do casal Wladimir Garotinho e vereadores como Thiago Ferrugem (PR), Linda Mara (PTC), Miguelito (PSL) e Ozéias (PSDB), que possuem medidas restritivas nos processos que respondem como réus na Chequinho. Por outro lado, aliados da família compareceram ao evento, como os vereadores Thiago Virgílio (PTC) e Kellinho (PR), também réus na Chequinho, além do deputado estadual Bruno Dauaire (PR), o candidato a prefeito derrotado na última eleição, Dr. Chicão (PR), os ex-vereadores Albertinho (PMB), Auxiliadora Freitas (PHS), Edson Batista (PTB) e Altamir Bárbara (SD) e o ex-secretário de Obras Edílson Peixoto (PR), além do prefeito de Bom Jesus do Itabapoana, Roberto Tatu (PR), do vereador de São João da Barra Frank Arêas (PR), do ex-vereador de Itaocara Robertinho Cruz (PR) e do representante do prefeito de Itaperuna, Dr. Vinícius (PR).
O casal Garotinho não fugiu do discurso dos últimos dias, entoando o “mantra de perseguição” e atirando para todos os lados. O ex-prefeito volta ao Rio de Janeiro na segunda-feira, onde retoma o comando de seu programa na Rádio Tupi, mas, enquanto isso, anunciou que vai percorrer algumas comunidades em Campos durante os próximos dias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS