Cheque Cidadão recadastra beneficiários
Jhonattan Reis 16/01/2017 18:35
/
Começou nesta segunda-feira (16) a atualização dos cadastros dos beneficiários do programa social Cheque Cidadão, em Campos. O procedimento é realizado nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da cidade. A próxima etapa é visita às residências das famílias, ainda sem previsão de data de início. Será recadastrado apenas quem está incluso no programa antes de junho de 2016. De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Sana Gimenes, são 12.954 famílias incluídas nesse contexto. Segundo a Prefeitura, o pagamento do benefício não será suspenso para os 12.954 no período de recadastro.
De acordo com a coordenadora do Cras do Parque Jardim Carioca, em Guarus, Elaine Jardim de Oliveira, a ordem de atendimento para atualização dos cadastros varia de acordo com a letra inicial do primeiro nome do usuário. “Hoje foram atendidas as pessoas com nome começado por A, B, C e D. Amanhã (terça) serão E, F, G, H e I. A quarta é o dia que esperamos maior movimentação, que é de J, K, L e M. Depois, N, O, P, Q, R e S na quinta e T, U, V, W, X, Y e Z, na sexta. As pessoas precisam procurar o Cras mais próximo de sua casa”, disse ela, lembrando que o atendimento nas unidades ocorre de segunda a sexta, entre 8h e 17h.
A coordenadora contou que o dia começou agitado no Jardim Carioca. “Logo que cheguei, por volta das 7h30, já havia cerca de 100 pessoas na fila. Depois que atendemos elas, o movimento diminuiu. Pela manhã, foram atendidas aproximadamente 150”, falou.
Moradora do Parque Presidente Vargas, a dona de casa Cristiane Fraga, 50 anos, comentou sobre a atualização. “Foi rápido. Cheguei e fui atendida em menos de cinco minutos. Agora é só aguardar a visita”, relatou ela, que mora com sua filha de 16 anos.
No Cras do Parque Esplanada, a movimentação também era grande pela manhã. Por volta das 10h30, cerca de 50 pessoas estavam na fila. Uma delas era a dona de casa Ana Márcia Nogueira, 42, que mora no Caju e é mãe de três filhos. “Está demorando. Estou desde 8h15 aqui na fila”.
A coordenadora do Cras do Esplanada, Cláudia Lucia Gomes de Oliveira, explicou que são 931 famílias cadastradas na unidade.
A Folha contatou a superintendência de Comunicação da Prefeitura para saber se há previsão de início da etapa de visitas às residências, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.
“Fraude” — As 14.106 famílias incluídas a partir de junho do ano passado, período em que a Justiça considerou que houve fraude, de acordo com provas apresentadas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e Polícia Federal, estão com os pagamentos suspensos. Em outro momento, eles poderão se inscrever novamente e passar pela avaliação técnica necessária.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS