Câmara de SJB debate Lei Orçamentária Anual para 2017
26/10/2016 15:26
Divulgação
Câmara de SJB vota Lei Orçamentária para 2017/Divulgação
Com plenário cheio, a Câmara Municipal de São João da Barra debateu na manhã desta quarta-feira (26) o projeto de lei que institui o orçamento do município (LOA) para o exercício de 2017. Estimado em R$ 353.461.797,53, o orçamento foi apresentado pelo superintendente de investimento da secretaria municipal de Planejamento, João Batista da Silva.
De acordo com o material apresentado em audiência, para a elaboração do orçamento, fatores são levados em conta: aspectos de economia internacional, nacional, estadual e municipal; sazonalidade de arrecadação tributária; expectativa da inflação e de variação do PIB Nacional, além da instabilidade de arrecadação em virtude da crise do preço do barril do petróleo.
O superintendente João Batista da Silva explicou que, baseado no atual cenário econômico e análises em andamento, existe a possibilidade para uma queda de 25% a 30% na receita para o próximo exercício. Ainda de acordo com ele, o artigo 60 da LDO explica que o Executivo poderá propor modificação à LOA, enquanto não se inicia a votação. Lembrando que, se comparada a deste ano, a previsão orçamentária para o próximo representa quase R$ 100 milhões a menos.
Divulgação
Câmara de SJB vota Lei Orçamentária para 2017/Divulgação
A audiência pública contou com a participação da associação de moradores de Quixaba; Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos (NEA); familiares de assistidos pelo Home Care e Colônia de Pescadores Z-2. Durante a reunião, a colônia de pescadores apresentou um vídeo para explicar a atual situação dos moradores do 5° distrito, que precisam da pesca para sobreviver.
Divulgação
Câmara de SJB vota Lei Orçamentária para 2017/Divulgação
Segundo diversos depoimentos relatados no vídeo, a classe pesqueira tem vivido momentos difíceis, devido à ausência de manutenção dos rios e canais fluviais. A estudante Lais da Silva Almeida, moradora do 5° distrito, ressaltou que a limpeza dos canais deve ser aprovada e executada no exercício financeiro para 2017.
Cabe ao Legislativo autorizar o poder Executivo a abrir no curso da execução orçamentária crédito adicional suplementar de até 50% da despesa fixada na Lei Orçamentária para o ano de 2017, assim como, fica autorizado a efetuar transposição, remanejamento ou transferência de recursos entre categorias de programação, ou entre órgãos, dentro da estrutura orçamentária.
O presidente da Câmara, Aluizio Siqueira, informou que moradores e membros da sociedade civil têm até o próximo dia 7 de novembro para apresentar sugestões, que serão analisadas pela procuradoria da Casa e, possivelmente, transformadas em emendas à Lei Orçamentária Anual.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BLOGS - MAIS LIDAS

  • Opiniões

    Enquanto isso em Brasília... Há 26 min

    Opiniões

    Rosinha dá ao blog sua primeira entrevista após cassação do TRE Há 36 min

    Opiniões

    Popularidade continua em alta Há 58 min

  • Opiniões

    É o rolo! Há 59 min

    Opiniões

    Sonho de Garotinho Há 59 min

    Opiniões

    E nas ruas de Campos... Há 59 min

  • Opiniões

    Blog do Zé Paes — Nova cara em novo espaço na Folha Há 32 min

    Opiniões

    Prostituição de menores e extorsão com novo promotor e investigações reabertas Há 42 min

    Opiniões

    Ruas podem colocar Barbosa na curva da presidência? Há 40 min