Livro & música
Paula Vigneron 27/10/2016 19:16
Poeta, dramaturgo, professor e ator, o campista Adriano Moura lançará, na noite deste sábado (29), o livro “Todo verso merece um dedo de prosa”. Esse é a terceira obra publicada do artista, que estará na Casa Verde Bar, (Rua Baronesa da Lagoa Dourada, 29) para a noite de autógrafos. Também neste final de semana, haverá shows, no Sesi e no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), e exposições, no Museu Histórico de Campos.
Com mistura de poesia e prosa — sendo esta categoria representada por crônicas e contos publicados em jornal —, “Todo verso merece um dedo de prosa”, publicado pela Chiado Editora, reúne textos que resultam de experimentos diversificados sob o aspecto formal e temático. Durante a noite, haverá performances, leitura dramática e um bate-papo com o escritor sobre literatura e outras poéticas.
Divulgação
Banda Black Rio/Divulgação
E, nesta sexta-feira (28), às 20h, a banda Black Rio apresentará, no Sesi, o show em comemoração aos 40 anos do Movimento Black Rio. Considerado influente e importante, o grupo festeja as quatro décadas com uma mistura de jazz, funk, samba e gafieira. A classificação é de 16 anos.
O movimento social teve seu auge no Rio de Janeiro, nos anos 1970, quando chama a atenção da imprensa como fenômeno de massa. Suas lideranças buscaram a afirmação do orgulho negro, utilizando a dança e a música como forma de libertação do preconceito racial. Surgido nos anos 60, o Black Rio apareceu nos primeiros bailes de black soul. Na época, eles eram espalhados por bairros de periferia.
O Black Rio exerceu influência uma geração de artistas que promoveria a mistura entre o samba e a MPB, com elementos do soul norte-americano, marcando profundamente a música brasileira. No ano de 1976, o movimento chega ao auge, reconhecido em uma reportagem histórica de Lena Frias no Jornal do Brasil. O circuito de bailes e shows de artistas negros ganha repercussão nacional, influenciando mobilizações artísticas e sociais em diversas capitais.
Também às 20h, no Teatro Municipal Trianon, acontecerá o tradicional Encontro de Coros de Campos. O evento é uma confraternização entre os grupos de canto coral da cidade e terá entrada franca. Os coros Wagner, Sheknahm Adorat, AMA e Kadosh participarão das atividades. O Coral Municipal também estará presente.
— Os grupos participantes sabem da importância do evento. Antes de seu surgimento, não havia este tipo de divulgação do trabalho dos corais da cidade. Será uma noite especial. Estão todos convidados — disse o chefe do departamento de Orquestra e Coro do Trianon, maestro Ethmar Filho.
Divulgação
Padre Alessandro Campos/Divulgação
O padre Alessandro Campos estará em Campos, neste sábado, para a primeira edição do evento “Maria Mãe de Deus”, no Cepop. Os portões do espaço cultural serão abertos às 17h. Haverá, também, apresentações das bandas Pequeninos do Senhor e Novo Céu. A coroação de Nossa Senhora fará parte das atividades.
Há cinco anos na estrada, o padre Alessandro, que mora em Mogi das Cruzes/SP, já publicou os livros “Quer Ser Feliz? Ame e Perdoe”, “Os Segredos da Felicidade” e “O Que Sou Sem Jesus Nada, Nada, Nada” e lançou os CDs “O Homem Decepciona, Jesus Cristo Jamais (2014)”, “O Que é Que Eu Sou Sem Jesus” (2014). Recentemente lançou o DVD (e CD) “Quando Deus Quer, Ninguém Segura”.
Continuam, no Museu Histórico de Campos, a mostra “Poesia: à procura de sentido” e a exposição de fotografia de Dib Hauaji. A primeira, que permanecerá no espaço até segunda-feira (31), reúne poemas dos escritores Carlos Augusto Alencar, Joel Mello e Ronaldo Junior, membros da Academia Pedralva Letras e Artes.
Até novembro, os campistas poderão visitar os registros fotográficos de Dib, que retratam a história do município. A exposição conta, também, com 100 câmeras de diferentes épocas. O Museu Histórico de Campos funciona de terça a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h.
Programação
Hoje
Campos
0h às 17h – “Poesia: à procura de sentido” – Museu Histórico
10h às 17h – Exposição de Dib Hauaji – Museu Histórico
20h – Banda Black Rio – Sesi
20h – Encontro de Coros – Teatro Trianon
 
Amanhã
Campos
9h às 14h – “Poesia: à procura de sentido” – Museu Histórico
9h às 14h – Exposição de Dib Hauaji – Museu Histórico
17h – Padre Alessandro – Cepop
19h – “Todo verso merece um dedo de prosa” – Casa Verde Bar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS