Operação Gaza: Polícia Civil cumpre mandados contra o tráfico em Campos
Jhonattan Reis e Camilla Silva 20/10/2016 17:45
Michelle Richa
A operação Gaza foi realizada com objetivo de cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão em Campos/Michelle Richa
A Polícia Civil realizou, na manhã desta quinta-feira (20), a operação Gaza, que visou cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão em Campos. A ação, que contou com apoio da Polícia Militar e do Departamento do Sistema Penitenciário do Rio de Janeiro (Desipe), atuou no combate ao tráfico de drogas e aos homicídios relacionados a brigas de facções que disputam o tráfico de drogas na cidade. A Gaza foi deflagrada por volta das 6h e cumpriu oito mandados de prisão e apreensão de menores (maiores e menores entre os oito).
— O nome da operação é em razão dos conflitos entre facções. Foram realizadas investigações e verificamos que havia intensa comunicação entre pessoas que estavam em unidades prisionais e essas facções de gente que se encontrava nas ruas. Ou seja, havia pessoas do tráfico no lado externo que eram determinadas e comandadas por outras que estavam em dentro das prisões. No total, obtivemos 25 mandados de busca e 24 de prisão e apreensão de menor — explicou o titular da 146ª Delegacia de Polícia, Luis Maurício Armond.
De acordo com o delegado, na penitenciária e na Casa de Custódia foram apreendidos vários aparelhos telefônicos. “A operação cumpriu nove mandados de busca na penitenciária e um mandado de busca na Casa de Custódia. Lá foram encontrados aparelhos celulares, chips e outros materiais que passarão por análise na delegacia. Também houve apreensão de cocaína, maconha, crack, armas e munições”, disse.
Ainda segundo ele, a maior parte dos mandados foi cumprida em Guarus. “Os cumpridos na região da 134ª DP (Centro) estão relacionados a fatos ocorridos em Guarus”, disse Armond, que ressaltou a importância do trabalho conjunto. “Foi fundamental o apoio da Polícia Militar e do Desipe, que nos ajudou com relação aos cumprimentos de mandados nas unidades prisionais. As equipes se reuniram por volta das 4h45 e a operação foi deflagrada às 6h”, disse.
Os presos e menores apreendidos, assim como o material apreendido foram encaminhados à 146ª DP.
Extermínio de gente — Em matéria publicada em 24 de julho deste ano, Armond afirmou que a organização dos bairros de Guarus aproximou geograficamente facções criminosas rivais, sendo este um dos principais motivos para a ocorrência dos crimes no local. “A disputa por espaço que o tráfico trava é a responsável por parte considerável dos homicídios que ocorrem em Guarus, que é uma área mais carente do município”.
Para o delegado, é necessário ampliar o percentual de investimento em políticas públicas capazes de reverter o atual cenário, elencando educação, saúde e inclusão social como medidas para afastar os jovens do tráfico.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS