Caixa d'água de Atafona será demolida
Arnaldo Neto e Bárbara Cabral 04/10/2016 17:20
A Defesa Civil de São João da Barra notificou a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) e aguarda resposta até a próxima sexta-feira (30), para acertar a data de demolição da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Atafona. Referencial da localidade, o reservatório, localizado na rua João Batista de Almeida – mais conhecida como “rua da caixa d’água” – está interditado desde quinta-feira (22), devido ao risco iminente de desabamento. No entanto, o abastecimento está garantido e vem sendo feito a partir de um poço aberto pela Cedae, na chegada da praia.
Segundo o Coordenadora de Defesa Civil de São João da Barra, Felício Valiengo, o órgão está aguardando a entrega de uma documentação da Cedae para acertar os últimos detalhes e definir a data de demolição do imóvel.
– Com a chegada da frente fria que veio do Sul, nesse início de primavera, existem dois fenômenos naturais que, juntos, contribuem para que as águas se aproximem ainda mais da caixa d’água: o vento e uma maré conhecida como “maré de lua nova”, que causa ondulações no mar. Isso aumenta o risco de desabamento e, por isso, solicitamos a demolição imediata do reservatório –, informou Felício
Felício ressatou, ainda, que os responsáveis pelo imóvel terão um prazo de sete dias a contar da data de recebimento do termo de interdição para providenciar a demolição e a retirada dos entulhos. Eles também devem comparecer à Defesa Civil, para apresentação do laudo sobre as ações implementadas. "O não cumprimento do termo de interdição resultará em pena de ação coercitiva, que consiste em demolição e reparação pelo poder público municipal", explicou.
A estação, construída no final dos anos 60 foi ampliada com o crescimento populacional da praia com novos reservatórios, para dar suporte ao grande número de imóveis que começaram a surgir. Ela se encontra em área de erosão costeira classificada como área de risco muito alto, e vem sendo bastante castigada com as ressacas do mar ao longo dos anos. Em matéria publicada no dia 20 de julho, a Folha falou sobre a possibilidade de interdição e posterior demolição do imóvel.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BLOGS - MAIS LIDAS

  • Opiniões

    Enquanto isso em Brasília... Há 26 min

    Opiniões

    Rosinha dá ao blog sua primeira entrevista após cassação do TRE Há 36 min

    Opiniões

    Popularidade continua em alta Há 58 min

  • Opiniões

    É o rolo! Há 59 min

    Opiniões

    Sonho de Garotinho Há 59 min

    Opiniões

    E nas ruas de Campos... Há 59 min

  • Opiniões

    Blog do Zé Paes — Nova cara em novo espaço na Folha Há 32 min

    Opiniões

    Prostituição de menores e extorsão com novo promotor e investigações reabertas Há 42 min

    Opiniões

    Ruas podem colocar Barbosa na curva da presidência? Há 40 min