Velhos problemas no Rui Barbosa
24/07/2013 09:07

Os moradores do Parque Rui Barbosa convivem com os mesmos problemas há anos. O bairro, localizado próximo ao Parque Aurora e ao IPS, não conta com área de lazer para as crianças e um canal que atravessa o bairro não passa por manutenção ou limpeza, segundo os moradores. Além disso, eles reclamam dos terrenos abandonados que acumulam lixo e entulhos, atraindo animais como ratos e cobras. Em muitas ruas, os moradores ainda sofrem com os buracos.

A dona de casa Daniela dos Santos, 22 anos, demonstra preocupação com os animais que invadem a residência, que fica ao lado de um terreno desocupado. “Aqui tem muitos ratos, precisamos ter cuidado. O chão do meu quarto está cedendo, porque os ratos estão roendo por baixo. Não adianta colocar remédios nem ratoeira, eles continuam invadindo”, disse, lembrando que já encontrou cobras pelas ruas do bairro.

Daniela também relatou que o bairro possui vários terrenos na mesma situação, com lixo e mato. “Eu tenho um filho de dois anos, tenho medo de doenças”, desabafou. Ela ainda disse que os moradores solicitam o serviço de limpeza da Prefeitura, mas nem sempre são atendidos. “Eles só aparecem uma vez no ano”, disse.

O subsecretário de Postura Municipal, Fabiano de Araújo Mariano, informou que o Parque Rui Barbosa está incluído na programação de inspeção das equipes de fiscalização para verificar se os entulhos estão irregularmente depositados em calçadas para que os proprietários sejam notificados e os materiais removidos. “Em caso de descumprimento da notificação, a Postura aplicará multa. A expectativa é para que a inspeção aconteça dentro de 30 dias”.

O subsecretário municipal de Limpeza Pública, Praças e Jardins, Carlos Morales, disse que os moradores podem recorrer ao Disk Entulho (2726-4809), para que seja agendado o recolhimento de pequenos volumes. Se o entulho for de maior proporção, o responsável pela obra é obrigado a contratar sistema de caçamba.

Os moradores do bairro também sofrem com buracos nas ruas que ainda não foram asfaltadas. “Quando chove, sempre acumula água”, disse Daniela, que ainda apontou outro problema: a falta de limpeza do canal que passa próximo à sua casa. “O valão também atrai os ratos e fica esse mau cheiro”, contou a dona de casa.

O comerciante Carlos Fernando da Silva, 59, também reclamou da sujeira no canal. “Estamos entre dois canais — o Campos-Macaé e esse menor — e não há manutenção. Alguns moradores ainda jogam lixo, piorando a situação”, disse.

Quanto aos ratos, a secretaria municipal de Saúde informou que a população deve ligar para o telefone do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) — 0800 2828 822 — para registrar a solicitação, de modo que o órgão possa disparar o serviço. Até o fechamento da edição, a prefeitura não enviou posicionamento sobre os demais problemas.

Moradores reivindicam área de lazer

O Parque Rui Barbosa não possui área de lazer para os moradores. “Eu não posso deixar meu filho brincar na rua, porque tenho medo dos ratos e da sujeira”, relatou a dona de casa Daniela. A opção de lazer mais próxima, de acordo com ela, é a praça do Parque Aurora.
O frentista Jocilênio Gomes, 44 anos, mora no local há 14 anos e relatou que as crianças do bairro costumam brincar na rua. “Falta uma praça e acaba ficando perigoso para as crianças. Há pouco tempo, uma criança quase foi atropelada por um ônibus quando brincava na rua”, contou.
De acordo com Jocilênio, a prefeitura teria adquirido um terreno, localizado na esquina da rua Dr. João Maria com a José Alves de Azevedo. A promessa, segundo o morador, era a construção de uma área de lazer, que contaria, entre outras coisas, com uma quadra para esportes. “Depois disseram também que seria uma creche ou escola, mas a questão é que nunca fizeram nada nesse terreno”, relatou.
Jocilênio disse também que o bairro não possui unidade de atendimento de saúde. Os moradores são atendidos pelo posto localizado no Parque Aurora, segundo ele.

Obras causam transtornos no bairro

A rua Dr. João Maria, no Parque Rui Barbosa, está passando por obras para a instalação da rede de esgoto. De acordo com o frentista Jocilênio, as obras começaram há cerca de 15 dias e causam alguns transtornos.
O comerciante Carlos Fernando, que mora há mais de 30 anos no local, disse que o comércio ficou prejudicado. “Aqui em frente só jogaram pó de pedra por cima do calçamento. A poeira levanta e acaba dentro dos estabelecimentos. Fica uma grande sujeira”, relatou o morador.
Além disso, o comerciante disse que poucos bueiros foram colocados na rua. Quando chove, segundo os moradores, ela fica alagada em alguns pontos. “Eu mesmo consertei a tampa de um bueiro aqui, que estava quebrada. O bueiro ficou entupido e ninguém veio fazer o reparo”, contou.
A concessionária Águas do Paraíba informou que as obras têm o prazo para conclusão estimado entre 60 e 90 dias. Segundo a empresa, está sendo instalada a rede de esgoto para, posteriormente, serem feitas as ligações das residências, conforme determina a legislação sobre as questões ambientais e saúde pública.

Lohaynne Gregório

Foto: Rodrigo Silveira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS