FEC esbarra em portão fechado
08/05/2013 07:05

Após denunciar situações de descaso e falta de manutenção no Centro Educacional 29 de Maio, na Pecuária, o presidente da Federação dos Estudantes de Campos (FEC), Maycon Maciel, conta que foi impedido de entrar na unidade na manhã de ontem, para se reunir com alunos e propor a criação de um grêmio estudantil.

Segundo Maycon, ele chegou à unidade por volta das 10h e quando tentou entrar, a diretora da unidade teria informado que ele só poderia entrar com uma autorização da secretária de Educação, Joilza Rangel. “Minha intenção não é prejudicar nenhuma instituição, o que a FEC pretende é melhorar a educação. Apenas fui à escola conversar com os alunos para uma possível formação de um grêmio”, disse.

Ainda de acordo com o presidente da Federação, diante do impedimento foi à secretaria de Educação. “Chegando lá não encontrei ninguém que pudesse responder o motivo de não me deixarem entrar na escola. Gostaria de saber por que isso aconteceu, sendo que há uma lei federal que garante a criação de um grêmio estudantil”, ressaltou.

Na opinião do jurista, o advogado José Paes, a atitude foi no mínimo insensata. “Na qualidade de presidente da FEC, ele precisa verificar como está as condições das escolas e se reunir com os estudantes para saber dos pontos positivos e negativos de cada instituição. Então, impedir o acesso é no mínimo imprudente”, comunicou.

De acordo com a Lei 7.398 de 04 de novembro de 1985, aos estudantes dos estabelecimentos de ensino de 1º e 2º graus fica assegurada a organização de Estudantes como entidades autônomas representativas dos interesses dos estudantes secundaristas com finalidades educacionais, culturais, cívicas esportivas e sociais.

A direção da escola disse que  orientou o representante da FEC a procurar a secretária, porque entende, que a criação de grêmio é só para escolas de ensino médio, o que não é o caso do 29 de Maio, que trabalham na elaboração de um Conselho Escolar, com professores, pais e alunos. A secretária de Educação até o fechamento não respondeu.

Em abril, a FEC denunciou fios desencapados em diversos na mesma escola, quadra abandonada, laboratório de informática que estaria inutilizado, com vários computadores empoeirados.

Mário Sérgio

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS