Cons. Thomás Coelho cheio de problemas
08/05/2013 07:05

Moradores do Parque Conselheiro Thomás Coelho, próximo ao Centro e ao Parque Leopoldina, estão revoltados com problemas no bairro e dizem sofrer com a falta de Unidade Básica de Saúde, área de lazer, escolas, creches e ausência de sinalização e redutores de velocidade na rua Senador Viana. Um posto de saúde no bairro seria de grande importância, principalmente devido a quantidade de idosos e crianças. É o que afirmam os moradores.

— Em minha opinião a saúde da população deveria ser primordial para a prefeitura, que investe em shows e palhaçadas e não constroem mais unidades de saúde e nem investem nas existentes — disse.

Em nota sobre a construção de um posto de saúde no bairro, a secretaria municipal de Saúde informou que há previsão de implantação de uma UBS na região próxima ao Caju, Thomaz Coelho e proximidades. Mas não deu um prazo para inicio dessa obra.

A população local também reclamou da falta de sinalização e redutores de velocidade na rua Senador Viana, que segundo eles é o que mais vem trazendo transtornos.

— Os motoristas não respeitam os moradores, e esquecem que apesar da rua ser asfaltada existe um limite de velocidade a ser respeitado, principalmente se tratando de uma rua dentro de um bairro movimentado. Há poucos dias uma moto atingiu um adolescente, sorte que não foi nada muito grave — contou o aposentado ferroviário Antonio José da Silva, 71 anos.

Outro morador que reclamou a respeito da falta de sinalização foi o aposentado, João Carlos, 73 anos. “Vivemos em um transito sem lei, os carros fazem o que querem aqui, estacionam em qualquer lugar e só passam em alta velocidade. O pior é quem nem podemos reclamar, pois por toda extensão da rua não há uma placa de sinalização”.

A Empresa Municipal de Transportes, em nota, disse que realiza estudos de viabilidade técnica, na instalação de redutores de velocidade nas ruas de Campos, seguindo a determinação de que somente as ruas com grande movimentação sejam priorizadas. A Rua Senador Viana não consta da relação das vias onde a instalação de redutores seja considerada prioridade, o que justifica a inexistência dos redutores no local.

Local necessita de escolas e creches

Além da falta de UBS e área de lazer, o Parque Conselheiro Thomás Coelho não conta com os serviços de educação. De acordo com os moradores, escolas e creches só podem ser encontradas em bairros como Pecuária, Parque Tamandaré ou Leopoldina.
 — As escolas dos outros bairros nos atendem bem. No entanto, seria ótimo ter uma mais próxima. Não me importo de andar, mas as crianças reclamam — disse a recepcionista Ana Claudia, 37 anos.
Além de não ter escola, o bairro também não tem creche, e os moradores precisam se deslocar com crianças de colo até as creches dos bairros vizinhos. “Acabo chegando sempre atrasada no trabalho por que tenho que deixar minha filha na creche. Se construíssem uma creche aqui seria uma ajuda e tanto” contou a cabeleireira Joana Azevedo, 29 anos.
De acordo com informações do departamento de supervisão escolar da Secretaria de Educação, o município nunca recebeu solicitação de demanda para construção de creche e escola neste bairro. Os moradores podem fazer esse levantamento, encaminhar para a secretaria que será analisado a possibilidade de futuras construções.  


Área de lazer não tem brinquedos

A única área de lazer do bairro não poderia ser chamada assim, pois na praça Doutor Romeu Casarsa não há brinquedos e nem quadra.
As crianças acabam sendo as maiores prejudicadas, pois se arriscam nas calçadas das ruas. “Precisamos de mais comodidade no bairro. Esses serviços precisam ser ofertados aqui para que transtornos sejam evitados”, disse Fernanda Garcia, 38 anos.
Um morador do bairro ainda brincou com a situação parodiando. “Era uma praça muito engraçada, não tinha brinquedos, não tinha quadra, não tinha nada”, cantou o mecânico Nascimento Azeredo, 67 anos.
Em nota, a secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campos (Secom) afirmou que, sobre a possibilidade de obras no local, existe um projeto em licitação para melhorias no bairro que engloba a área de lazer.

Paolla Martinez

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS