Dengue: Liraa aumenta 50% no município de Campos em dois meses
21/03/2013 20:03

Os moradores de Campos, que já vivem uma epidemia de dengue, têm mais um motivo para se preocupar. Ao contrário da diminuição prevista pelo Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), o resultado do último Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (Liraa), em março, aponta 2,7%, percentual considerado de alerta e 50% maior que o registrado em janeiro. Na tentativa de conter a situação, a Prefeitura vem realizando uma ação em conjunto com o governo federal, envolvendo diversas secretarias municipais, em um esforço para conscientizar a população acerca das medidas de proteção e prevenção contra o mosquito transmissor da doença. Durante a manhã desta quinta-feira, a secretaria municipal de Governo realizou uma panfletagem no Mercado Municipal e no camelódromo. De acordo com o Centro de Referência da Dengue (CRD), 3.176 casos da doença foram registrados em Campos até terça-feira, 19.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Geraldo Venâncio, a previsão é de que sejam registrados por volta de 20 mil casos até o final de junho. Ele garantiu que mais medidas de prevenção serão tomadas.

— As pessoas ainda não estão cientes da importância da supervisão de suas casas, seus quintais, para a eliminação dos focos do mosquito da dengue. O CCZ concluiu esta semana o Liraa e o índice aumentou de 1,9%, em janeiro, para 2,7% em março. A quantidade de focos da dengue nas casas também aumentou em 10%, com um índice hoje de 87,8% dos depósitos que servem de criadouros encontrados em ambientes intradomiciliares. A infestação do mosquito aumenta e, consequente, sobe o número de pessoas doentes. Já reforçamos e podemos ampliar ainda mais a assistência aos pacientes. No entanto, o mais importante é a prevenção, que tem de ser trabalhada por cada cidadão — explicou o secretário.

Ciro Mariano

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS