Nova Canaã sem saúde e lazer
15/01/2013 11:01

Moradores do Parque Nova Canaã pedem por melhorias. Na manhã de ontem, a equipe da Folha esteve no local e constatou diversos problemas, onde moradores afirmam estar indignados e se dizem esquecidos pelo governo. As principais queixas são: falta de posto de saúde, área de lazer, falta de serviço postal. Além disso, as ruas não têm nomes nem numeração.


Nova Canaã tinha um posto de saúde, mas, segundo os moradores, foi desativado para a construção de uma escola. Para o comerciante Alcenir Mendonça, de 60 anos, a saúde no bairro é vergonhosa. “Estamos à mercê de Travessão. Mas, a saúde lá é péssima também. Precária é pouco. Isso é vergonhoso", relata. Para a balconista Maria Inês da Silva Almeida, de 27 anos, o pensamento não é diferente e se agrava no que diz respeito ao transporte no local. "Minha irmã precisa fazer pré-natal e não encontra pediatra em Travessão. Precisamos pegar condução na BR, porque aqui em Nova Canaã é complicado", conta. Ainda segundo a balconista, o transporte no local não tem horário certo, o que complica no trabalho de muitos, e até mesmo, implica conseqüências de quem precisa se descolar para estudar.


De acordo com a lavradora Lenilda Nunes, de 51 anos, a falta de socorro e ambulância agrava ainda mais o quadro da saúde no bairro. "Uma senhora idosa caiu dentro de seu banheiro. Se tivesse socorro, talvez, ela não tivesse morrido", lembra.
Os moradores contam que as ruas não têm nomes e nem números. Ainda segundo os moradores, eles "apelidam" as ruas e enumeram entre eles.


— A gente inventa o nome das ruas. Tudo bagunçado. Numeramos as casas por conta própria — comenta o pedreiro Luciano Rodrigues da Silva, de 25 anos.


Segundo nota enviada pela secretaria de Comunicação, “Esta semana a Empresa Municipal de Transporte (Emut), vai enviar um fiscal ao Parque Canaã para levantar o tempo que os ônibus da empresa São Salvador, que faz a linha do bairro, levam para passar pelo local. Caso seja verificado o não cumprimento dos horários, a empresa será notificada, segundo informou o superintendente técnico da Emut, Nei Santana”, encerra a nota da Prefeitura.

Crianças têm que brincar em locais de risco na rua

Para os moradores de Parque Nova Canaã, a falta de área de lazer é um dos agravantes no bairro. As crianças ficam brincando no meio das ruas, o que pode ocasionar acidentes. Elas não têm lugar para jogar bola, soltar pipa. Atualmente, a área que seria para lazer está completamente destruída. Além disso, os moradores construíram um quebra molas para que os carros diminuam a velocidade, reduzindo o risco para as crianças.


Em nota, a Prefeitura diz: “Moradores do Parque Canaã podem contar com atendimento na UBS do bairro vizinho, o Parque Santos Dumont. A Secretaria de Saúde também prevê a implantação de unidade de saúde em outro parque próximo ao Nova Canaã, a UBS Jardim Aeroporto”.


As outras reclamações não foram respondidas.

Serviço postal não está funcionando

No Parque Nova Canaã, a reclamação da falta de serviço postal é geral. De acordo com os moradores, as correspondências não chegam ao bairro, o que causa transtornos diários para eles, que dependem do serviço que não  vem sendo prestado de maneira eficiente. Além disso, eles têm que se deslocar até Travessão ou Campos, para enviar suas cartas e correspondências, fator que se agrava, também, porque as ruas não têm nomes e nem numeração. “A comunidade em geral fala dos problemas de correios. Temos que sair daqui e ir à Travessão”, relata o padeiro Julio Cezar Fernandes, 52 anos.

Marcelle Salerno

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS