Passageiros questionam serviço
18/11/2012 14:11

Os vários acidentes envolvendo ônibus responsáveis por trajetos intermunicipais fizeram com que diversos passageiros que costumam usar os coletivos para viajar, a trabalho ou passeio, questionassem a eficiência da manutenção e fiscalização por parte dos órgãos responsáveis.  No entanto, segundo as empresas dos coletivos que cobrem a maioria dos municípios do Norte e Noroeste Fluminense, a manutenção é realizada dentro do que é determinado pelos fabricantes. Já o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro) informou que os veículos passam por uma vistoria anual, estabelecida pelo órgão.

De acordo com o engenheiro de produção João Vitor Gama Mayerhoffer, 27 anos, que utiliza com frequência o ônibus da Auto Viação 1001, parte dos motoristas estaria percorrendo o trajeto intermunicipal da linha Campos-Macaé em alta velocidade e, muitas vezes, realizando manobras supostamente arriscadas. O engenheiro ainda relatou não confiar na qualidade e segurança dos coletivos ofertados pela empresa.

— Talvez a velocidade em excesso ocorra pela sobrecarga de trabalho a qual os motoristas são submetidos. Pode ser que não haja um quadro de colaboradores que atenda à demanda pelo serviço, e assim muitas viagens devem ser realizadas diariamente pelo mesmo motorista. Acredito também na possibilidade de que os ônibus não passem por uma manutenção preventiva adequada, visto que o interessante para a empresa é que todos os ônibus estejam trafegando e fazendo o maior número possível de viagens — opina João Vitor.

O engenheiro relatou, ainda, que, na sua opinião, é questionável se todos os motoristas são realmente qualificados e responsáveis. Ele afirmou que ultimamente os profissionais não estariam orientando os passageiros para que utilizem o cinto de segurança. “O uso do cinto de segurança é indispensável em toda viagem. Será que esses motoristas são realmente qualificados e realizam constantemente treinamentos e cursos, como o de direção defensiva? Questiono também se os profissionais carregam consigo a responsabilidade ao assumir transportar dezenas de passageiros por viagem. Ainda é necessário muito investimento em manutenção preventiva, qualificação e conscientização”, sugeriu.

No final do mês passado — Um ônibus da 1001 caiu numa ribanceira da estrada Rio-Teresópolis, quando seguia de Itaperuna, no Norte Fluminense, para o Rio, matando 14 pessoas e ferindo mais 15. Relatos de testemunhas apontam que teria havido falha no freio do veículo, que chegou ainda a atingir, sem gravidade, outros dois carros antes de bater contra diversas árvores. A polícia instaurou inquérito para investigar as causas do acidente.

Outra hipótese avaliada é a de que o motorista do ônibus tenha passado mal na condução do veículo. Segundo o tacógrafo recolhido pela perícia, o ônibus estava a 80 km/h quando bateu.

Campostur diz que faz trabalho de conservação

Questionada quanto à manutenção dos ônibus, a empresa Campostur, que faz a linha Campos-São João da Barra, informou que os coletivos da auto viação passam por uma manutenção mecânica de 15 em 15 dias. “As manutenções são realizadas na garagem da empresa e os coletivos são liberados para os trajetos após aprovação. Já a vistoria dos veículos é realizada anualmente”, informou o chefe de transporte da empresa, Carlos José Rocha.

De acordo com o Detro, todos os veículos que fazem linhas intermunicipais passam por vistoria anual, de acordo com calendário estabelecido pelo departamento. Além disso, regularmente são realizadas fiscalizações nos terminais rodoviários do estado, a fim de verificar as condições dos ônibus.

Caso sejam constatadas irregularidades, a empresa é multada e, dependendo da infração, o ônibus é devolvido à garagem da empresa e poderá voltar a circular somente após uma nova vistoria do Detro, mas se for constatado que o problema foi sanado. As fiscalizações do Detro são norteadas pelas reclamações recebidas na ouvidoria do órgão, através do telefone (21) 2332-9535 ou pelo email [email protected].

 

Dulcides Netto

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS