Prefeitura lança Natal dos Sonhos um dia após cobrança do setor produtivo
26/11/2022 08:49 - Atualizado em 26/11/2022 08:56
Ponto Final
Ponto Final / Ilustração
Natal em Campos
A Prefeitura de Campos e o Sesc-RJ divulgaram nessa sexta-feira (25), na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a programação do “Natal dos Sonhos”, desenvolvida este ano, que inclui decoração e outras atividades. As celebrações, que contam com árvore de 12 metros, cantatas e apresentações, além de um palco em formato de castelo, terão início no dia 8 e seguem até o dia 24 de dezembro na praça do Santíssimo Salvador, no Centro. A realização do evento é uma parceria municipal que conta com o patrocínio da concessionária Águas do Paraíba, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A divulgação ocorreu um dia após cobranças do setor produtivo.
Estrutura do evento
Representante da empresa responsável pela execução do projeto de Natal, Thiago Carvalho contou que durante 15 dias serão 45 atividades culturais, sendo 15 delas apresentações do teatro “Árvore Encantada”, 15 paradas natalinas com personagens iluminados e 15 cantatas com corais locais. Ele acrescentou, também, que conseguiram adaptar a estrutura do evento para prestigiar ainda mais a cultura de Campos, salientando que os artistas da cidade foram incluídos no projeto. “Em contrapartida, a empresa se comprometeu a trazer junto com a parte cultural uma árvore de 12 metros e um palco em formato de castelo”, pontuou.
Prefeito destaca parcerias
Já Wladimir salientou o apoio recebido por meio da Lei de Incentivo à Cultura. “Estamos falando aqui das empresas que participarão do projeto, mas eu não posso deixar de falar do Sesc, que também está ajudando a Prefeitura. O poder público nunca tem dinheiro para tudo, mas conseguimos montar uma equipe muito boa, que busca parcerias. Quando nos foi apresentado esse projeto, foi para o Natal do ano passado, mas, infelizmente, não deu. Este ano, com o projeto incentivado e aprovado, procuramos a Águas do Paraíba, que já teria que gastar esse dinheiro para pagar imposto, e ela reverteu para o Natal da nossa cidade”.
Cobranças do setor produtivo
Um dia antes da divulgação da programação de Natal, representantes do setor produtivo cobraram ações do poder público. Entre as queixas, a ausência da decoração natalina, a menos de um mês da principal data para o comércio. Porém, essa não foi a única. Eles também pontuam a necessidade de melhoria na iluminação e limpeza públicas, segurança, reforço e ampliação do horário do transporte e maior fiscalização da circulação de ciclistas no Calçadão. De acordo com a Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), essas reivindicações constam em um relatório de melhorias que o setor produtivo campista entregará ao prefeito.
Refis
Terminou nessa sexta o prazo para adesão ao Programa de Recuperação Fiscal de Campos (Refis/2022). O programa, que teve início no dia 15 de outubro, ofereceu aos contribuintes (pessoas físicas ou jurídicas) a oportunidade de regularizar débitos tributários e não tributários devidos ao município e vencidos até 31 de dezembro de 2021, inscritos ou não em dívida ativa, ajuizados ou a ajuizar, com descontos de até 100% em multas e juros. De acordo com a secretaria de Fazenda de Campos, o número de atendimentos aumentou nesta última semana. Segundo o último balanço da Prefeitura, na quinta (24), mais de 7 mil acordos foram fechados.
Audiência
A Câmara de São João da Barra marcou para terça-feira (29), às 18h, uma audiência pública para debater dois projetos de lei de autoria do Executivo. Já em tramitação na Casa, eles tratam do desmembramento das secretarias de Educação e Cultura e de Turismo, Esporte e Lazer. Pela proposta do Executivo, as áreas de esporte e cultura, que hoje funcionam como coordenadorias, ganhariam status de secretaria. Desse modo, seriam criadas a secretaria municipal de Esportes e a secretaria municipal de Cultura. As já existentes passariam a ser denominadas: secretaria municipal de Turismo e Lazer e secretaria municipal de Educação.
Diálogo
O Legislativo sanjoanense chegou a marcar uma sessão extraordinária para votar os projetos, mas no dia da sessão, que aconteceria em 7 de novembro, a prefeita Carla Caputi (sem partido) enviou ofício pedindo para retirar a urgência na tramitação. Após muitos debates internos, foi marcada uma audiência, na qual a prefeita é esperada. O objetivo do governo municipal, com a medida, é ampliar o desenvolvimento de políticas públicas para o esporte e a cultura, com oportunidades para novos projetos, dando mais atenção a cada setor. O município também prevê mais facilidade para captação de recursos junto ao Estado e à União.
Em Brasília
Lembra da ação do PL, registrada pela coluna na última edição, que pedia a anulação dos votos de algumas urnas no segundo turno? Então, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, negou o pedido e rebateu as questões técnicas levantadas pelo partido do presidente Jair Bolsonaro. Moraes ainda condenou a Coligação Pelo Bem do Brasil, que apoiou a candidatura de Bolsonaro nas eleições deste ano, por litigância de má-fé e aplicou multa de R$ 22,9 milhões. Enquanto quem perdeu ainda tenta questionar de alguma forma, a transição para o governo Lula (PT) continua acontecendo normalmente em Brasília.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS