Procon-RJ monitora preços de mais de 640 produtos para Black Friday
21/11/2022 14:22 - Atualizado em 21/11/2022 14:48
Agentes do Procon estadual fazem levantamento
Agentes do Procon estadual fazem levantamento / Divulgação - Governo RJ
O Procon Estadual do Rio de Janeiro monitora os preços dos produtos mais procurados para a Black Friday. O objetivo é, além de ajudar os consumidores na comparação de preços, verificar se está havendo a chamada “maquiagem de preços”, ou seja, elevar os valores cobrados em alguns produtos para, durante o período promocional, retornar aos preços aplicados antes, sem desconto real. Os agentes realizaram o levantamento em oito grandes sites entre os dias 10 de outubro e 16 de novembro e observaram grandes descontos.
Foram pesquisados os valores de 649 itens, entre celulares, micro-ondas, lavadoras, aspirador robô, smart speakers, notebook, geladeira, TV, videogame e fogão. No dia da promoção, o monitoramento será realizado de forma on-line e haverá fiscalização em lojas físicas. Fiscais já observaram no monitoramento dos sites descontos de até 47% neste mês.
A maioria dos produtos pesquisados no período apresentou alteração no preço, seja para mais ou para menos. Na sexta-feira (25), dia em que acontece o evento, um novo levantamento será realizado para apurar os preços praticados para esses mesmos produtos. Além disso, os fiscais estarão nas ruas de municípios das regiões Metropolitana, dos Lagos, Serrana, Baixada e Norte Fluminense, juntamente com a Delegacia do Consumidor (Decon).
— Entendemos que esse evento é importante para a economia do estado, pois os lojistas ganham nas grandes quantidades vendidas, e o consumidor, nas compras com descontos diferenciados. Por isso, estamos desde outubro fazendo monitoramento de preços, divulgando a cartilha “Black Friday Legal”, e continuaremos nas ruas para garantirmos a lisura do evento — observou o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.
A lista completa de produtos com os preços monitorados até o momento pode ser consultada no link https://bit.ly/Preços_BF_Procon22. Os consumidores também podem seguir as dicas presentes na Cartilha Black Friday Legal pelo link https://bit.ly/BF_PROCON2022.
Fonte: Governo do Estado RJ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS