Madrugada de apagão em Campos e municípios vizinhos
Rodrigo Gonçalves 17/03/2024 09:21 - Atualizado em 17/03/2024 17:25
Reprodução rede social
Um apagão entre as 2h e 2h40 deste domingo (17) deixou Campos toda sem energia e o problema se estendeu a municípios vizinhos. Há relatos nas redes sociais da interrupção do serviço também em São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e Cardoso Moreira. No entanto, a própria Enel admitiu que uma falha em uma subestação de Furnas em Campos afetou outros 18 municípios do Norte e Noroeste Fluminense (veja a nota abaixo).
Morador de Campos, o advogado Felipe Drumond relatou em um grupo de mensagens o cenário que constatou da sua casa. "Olhei pela janela e não vi luz em lugar algum. E nem mesmo a internet pelo celular da Vivo funcionava, mas apenas ligação analógica", comentou.
Outras pessoas se queixaram principalmente do calor, já que a região tem enfrentado temperaturas altas mesmo durante a madrugada.
Em nota, a "Enel Distribuição Rio esclarece que uma falha em uma subestação de Campos dos Goytacazes, de responsabilidade da empresa transmissora de energia no estado, causou a suspensão no fornecimento de energia de Campos e outros 18 municípios da Região Noroeste. Após a transmissora recuperar o sistema da subestação, o serviço foi totalmente restabelecido as 2:38 de hoje (17)".
Também por meio de nota, a Eletrobras, responsável por Furnas, "informou que às 2h03 deste domingo (17/3) houve uma ocorrência na Subestação de Campos, desligando todo o setor de 138kV desta instalação e afetando o suprimento de energia à distribuidora local. No momento desta ocorrência, estavam sendo realizadas manobras em equipamentos, associadas a obras de modernização desta subestação. O processo de restabelecimento dos equipamentos afetados foi prontamente iniciado, tendo sido plenamente concluído às 2h29. As causas do desligamento estão sendo apuradas".
Um apagão semelhante aconteceu em novembro do ano passado na região. Na ocasião, a Enel também alegou uma ocorrência externa à rede provocada pelo sistema de Transmissão em Campos (aqui). 
Em Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense, os 50 mil moradores chegaram a ficar, no início deste mês, sem energia por mais de um dia. A Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na cidade, entrou no último dia 15 com uma representação contra a Enel no Ministério Público. A concessionário informou, na ocasião, que houve o furto de cabo em cinco trechos da linha de transmissão à cidade.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou o ranking de avaliação de grandes distribuidoras de energia. As companhias são avaliadas com base no tempo médio em que cada unidade consumidora ficou sem energia e no número médio de interrupções ocorridas. Cada empresa tem uma meta estabelecida pela agência reguladora, que avalia se os critérios foram cumpridos.

Somente as distribuidoras com mais de 400 mil consumidores foram avaliadas. Em 2023, a companhia mais bem avaliada foi a CPFL Santa Cruz, que atua no interior de São Paulo. A concessionária com pior avaliação foi a Equatorial Goiás, a Enel RJ ficou na 21° posição.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS