Rio Itabapoana ultrapassa nível de transbordo em Bom Jesus
Catarine Barreto 05/01/2024 10:50 - Atualizado em 05/01/2024 20:02
Rio Itabapoana transbordou em Bom Jesus
Rio Itabapoana transbordou em Bom Jesus / Reprodução de vídeo - Águas do Caparaó
A chuva que atinge as regiões Norte e Noroeste Fluminense começam a afetar os rios que cortam os municípios do interior do Estado. Em Bom Jesus do Itabapoana, o rio Itabapoana ultrapassou sua cota de transbordo. Segundo a Regional de Defesa Civil Norte (Redec Norte), o nível do rio estava em 3,24 metros na medição nesta sexta-feira (5), 14 centímetros acima do transbordo. Já o rio Muriaé atingiu a cota de alerta em Itaperuna (RJ) e Patrocínio do Muriaé (MG). Nos demais municípios, os rios apresentam estabilidade.
A Prefeitura de Bom Jesus informou que há previsão previsão de redução gradual do rio, caso não haja eventos adversos. De acordo com o secretário de Defesa Civil do município, sargento Roberto Júnior, não há residências alagadas, mas a água já invadiu algumas ruas da cidade. Uma residência chegou a cair, deixando a família desalojada. 
— A situação de Bom Jesus está estável. O rio atingiu 6,34 metros na madrugada, depois ele começou a recuar, mas ele chegou a 6,22 metros, por volta de 8 horas da manhã, depois não recuou mais. Agora, ele está com 6,24 metros. Lembrando que ele transbordou com 3,10 metros. Não atingiu nenhuma residência, mas já temos água em algumas ruas do bairro Pimentel Marques. Não tem nenhum desabrigado, nenhum desalojado por causa da enchente, só temos uma família desalojada por causa de uma residência que caiu ontem no município, no distrito de Carabuçu — explicou. 
Na noite dessa quinta-feira (4), a Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana chegou a emitir um alerta da Defesa Civil. "A Defesa Civil Municipal pede à população que se mantenha em alerta, pois há previsão de chuva para a região nas próximas 48h. Em caso de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros: 193 ou para a Defesa Civil Municipal: (22) 3831-1403", dizia o comunicado.
Já a secretaria de Segurança, Proteção e Defesa Civil de Itaperuna informou que devido à quantidade de chuva que caiu nas últimas horas nas cabeceiras do rio Muriaé, o nível atingiu sua cota de alerta nesta manhã de sexta-feira (5), medindo 3,55m em sua última medição às 08h15. Sua cota de transbordo é de 4 metros. O município orienta a população ribeirinha para que fiquem atentos às informações e notas da Defesa Civil nas redes sociais da Prefeitura para que tome as devidas medidas de prevenção.
Rio Muriaé, em Itaperuna
Rio Muriaé, em Itaperuna / Divulgação/ Ascom Itaperuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS