Campos pode virar polo satélite de captação de órgãos
21/07/2022 20:50 - Atualizado em 21/07/2022 20:51
O Hospital Ferreira Machado (HFM) é referência regional em atendimentos de emergência por traumas, mas também se destaca pelo número de captações de órgãos. Somente este ano, foram sete captações que resultaram na doação de seis córneas, seis fígados, dois rins, pele, tendões e ossos. Visando ampliar esse número, que já é expressivo, representantes da unidade hospitalar, da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Rio de Janeiro (INTO-RJ) se reuniram nesta quinta-feira (21), na sede do HFM, para colocar em prática o projeto que visa transformar o hospital em polo satélite para captação de órgãos, na região.

De acordo com o superintendente de Gestão e Planejamento da FMS e diretor administrativo do HFM, Gilberto Nunes, conforme já vem sendo feito no processo de modernização de equipamentos, o foco ampliar ainda mais os serviços do Hospital Ferreira Machado para atender cada vez melhor a população. “Nós vamos viabilizar a ampliação da captação de órgãos possibilitando, assim, mais esperança para as pessoas que aguardam ansiosamente nas filas de espera por doações. Dessa forma, o hospital vem ratificando seu papel perante a sociedade, não só nos atendimentos de urgência e emergência, mas também proporcionando a chance de uma nova vida para aqueles que esperam por transplantes”, afirmou.

“Os investimentos realizados de forma ampla, em tecnologia e em infraestrutura, possibilitarão o Hospital Ferreira Machado a se consolidar como polo no estado. O aporte desses recursos possibilitou muito mais qualidade e agora pode resultar em algo que não dá para mensurar, que é devolver a visão a uma pessoa. Na realidade, esperamos que para muitas”, destacou o superintendente de Faturamento e Finanças da FMS, Filipe Mocaiber.

A enfermeira do Into, Mônica Nunes, pontuou que conforme dados fornecidos pelo Programa Estadual de Transplantes do Rio de Janeiro (PET-RJ), existem mais de 3.300 pacientes inscritos no cadastro aguardando transplantes de córneas. “Esta foi a primeira reunião entre a direção (HFM) e um profissional do banco de Multitecidos visando a troca de informações para viabilizar uma parceria entre o hospital e o Into. A proposta da unidade hospitalar é contribuir para o aumento no número de córneas captadas e ofertadas pelo estado e, dessa forma, contribuir para a redução da angústia de pacientes que necessitam de transplantes e familiares que torcem por uma menor espera”, relatou Mônica, que está agindo como uma ponte entre as duas unidades, com o objetivo de repassar para a coordenação do INTO todas as propostas para que seja dado o andamento na inserção do HFM como polo satélite.

Captação de órgãos – Com a abordagem da equipe do NF-Transplantes, a equipe do PET-RJ realizou, na última quinta-feira (14), mais uma captação de órgãos em Campos. As irmãs e o sobrinho autorizaram a retirada do fígado da paciente A.M.R, de 65 anos, vítima de uma AVE hemorrágico. De acordo com os familiares, esse era o desejo de vida da paciente, ajudar a salvar vidas. O procedimento foi realizado no Hospital Ferreira Machado (HFM) e a doação de um fígado vai contemplar mais um paciente da fila de espera estadual. Com essa nova captação, os números aumentaram. Só este ano foram sete captações que resultaram na doação de seis córneas, seis fígados, dois rins, pele, tendões e ossos. Em 2021, foram captados pela equipe do NF-Transplantes, no HFM, 16 rins, 10 córneas e seis fígados, totalizando 32 captações de órgãos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS