Município promove capacitação para professores contratados
- Atualizado em 20/06/2022 21:15
Cerca de 600 professores substitutos contratados pelo Processo Seletivo Simplificado iniciaram, nesta segunda-feira (20), o processo de formação continuada ministrada pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). A capacitação acontece na Universidade Estácio de Sá. Educadores que atuam na Educação Infantil participaram do curso neste primeiro dia, e os professores de Ensino Fundamental Anos Iniciais, 1° ao 5° ano, terão um segundo encontro no dia 27 deste mês.

A formação é coordenada pelo Departamento Pedagógico, por meio das Coordenações de Educação Infantil e de Ensino Fundamental Anos Iniciais, e garante certificação de até 8 horas. O primeiro encontro tratou dos temas Abordando a Escrita e A Base da Matemática. No dia 27, as palestrantes vão falar sobre Turmas com diversos níveis de aprendizagem: o que fazer?; Desenvolvendo Leitura; e Documentos Seduct no dia a dia do professor.

Dentre os palestrantes estão: Ana Cristina de Paula, especialista em Alfabetização, Professora e Pedagoga Pós-Graduada em Currículo e Prática Educativa e Psicopedagogia Institucional com Extensão em Clínica; Cristina de Fátima da Silva Pedra, graduada em Matemática e pós-graduada em Educação Matemática, pós-graduada em Educação e Práticas Educativas; Daniela Cretton, licenciada em Pedagogia e Administração de Empresas, pós-graduada em Psicopedagoga Clínica e Institucional; Fernanda Freitas, licenciada em Ciências com especialização em Matemática, pós-graduada em Educação Matemática; Maria Júlia Nunes Andrade, graduada em Letras - Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas, pós-graduada em Língua Portuguesa; Janaína Paes da Silva Gomes, graduada em Ciências com habilitação em matemática, pós-graduada em Educação Matemática; Fernanda Rangel Couto Azevedo, professora, Licenciatura em Língua Portuguesa, pós-graduada em Educação Especial; Vanusa Pereira de Oliveira, Professora, Licenciatura em Matemática, pós-graduada em Educação Matemática e Educação Financeira, com Neurociências para Docente; e Layla Constantino, professora e psicóloga especializada em Terapia Humanista existencial.

“Estamos muito satisfeitos, pois os educadores compareceram em massa. Para os professores do ensino fundamental essa é só a primeira etapa. Na próxima semana trabalharemos outros temas. Diante do retorno às aulas presenciais e as implicações que esse período pandêmico provoca na aprendizagem de nossos alunos, é preciso preparar esse professor que chega à rede da educação municipal para a nova realidade, além de orientá-los quanto aos documentos de planejamento, acompanhamento e registros pertinentes a função que ocupam em suas unidades de ensino”, explicou Verônica Gomes, coordenadora de Ensino Fundamental Anos iniciais.


“Agradeço à Seduct pela oportunidade de participar desse evento tão importante e agregador à nossa função de docente. Um momento ímpar de formação continuada com a contribuição de profissionais experientes. E é só o começo. Grata por estar e fazer parte desta capacitação” - Alessandra Barros.

“Posso afirmar que a capacitação foi de grande importância e esclarecimentos para o exercício do nosso trabalho profissional. Agradeço a oportunidade de participar” - Mylena da Costa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS