Mutirão da Saúde vai oferecer mais de 14 mil cirurgias ortopédicas
02/06/2022 17:33 - Atualizado em 02/06/2022 20:16
Prefeitura lança terceira etapa do Mutirão da Saúde
Prefeitura lança terceira etapa do Mutirão da Saúde / Rodrigo Silveira
A terceira etapa do Mutirão da Saúde para cirurgias ortopédicas foi lançada oficialmente pelo prefeito Wladimir Garotinho, nesta quinta-feira (02). Ao todo, serão ofertados 14.875 procedimentos para toda região Norte Fluminense. De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Paulo Hirano, a intenção é zerar a fila de cirurgias pelo Sistema Estadual de Regulação. O total de recursos investidos para este mutirão foi de R$7.204.264, 48.

Hirano informou que cirurgias ortopédicas são consideradas um grande problema em todo o estado do Rio de Janeiro. Na região Norte, é o Hospital Ferreira Machado (HFM) que suporta todo trauma de emergência ortopédica, porém muitas outras cirurgias são geradas após esses procedimentos, que são as cirurgias eletivas (de ligamento e procedimentos provenientes de outros tipos de traumas, esportivos ou de acidentes). O secretário disse, ainda, que essas demandas vêm se acumulando em filas em todo o estado há mais de quatro anos.

“O município pensou nesse mutirão para que fossem solucionadas essas cirurgias de vídeo, que são procedimentos que retiram muitas pessoas do mercado de trabalho, assim como da sua rotina diária e impossibilitam que esses cidadãos tenham uma vida normal e mais ativa, o que traz um prejuízo à saúde. Agora, conseguiremos esgotar essa fila e oferecer, quem sabe, uma retomada do serviço de ortopedia para o Estado”, informou o médico, citando que dos mais de 14 mil procedimentos que serão ofertados, 1.680 são de cirurgias.

O processo todo se iniciará pelo Núcleo de Controle e Avaliação, onde será feita uma análise desses pacientes, que passarão por uma consulta e triagem nos quatro hospitais contratualizados do município: Hospital Plantadores de Cana, Sociedade Portuguesa de Beneficência de Campos, Santa Casa de Misericórdia de Campos e Hospital Escola Álvaro Alvim, que se colocaram à disposição para participar do mutirão.

“Será seguida, criteriosamente, a fila de espera e a ordem cronológica. Dessa forma, todo paciente que a partir de agora tiver necessidade de cirurgia, vai entrar para esse processo e ficará no final da fila. Posteriormente, o mesmo será convocado para que compareça à primeira consulta e, caso haja necessidade de realizar algum exame de imagem complementar, ele também retornará ao Núcleo, onde serão agendados os exames pré-operatórios dentro da própria instituição. Feito isso, é marcado o risco cirúrgico, também Núcleo, e o processo se conclui com a realização da cirurgia”, elencou a diretora de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), Bruna Araújo, informando, ainda, que após o procedimento cirúrgico, o paciente será acompanhado por um fisioterapeuta para que já saia reabilitado e pronto para voltar a sua vida normal.

As cirurgias que serão realizadas são: procedimentos por vídeo, para recuperação de ligamento de ombro e joelho; menisco (duas cartilagens em formato de C que agem como “amortecedores” entre o osso da coxa e o da perna); tenólise (cirurgia de tendão); túnel do carpo, que é uma cirurgia muito realizada na mão; dedo em gatilho; e pé torto congênito.

“A maioria são procedimentos sequenciais às cirurgias do pós-acidente, para tentar dar uma maior agilidade ao processo das intervenções do Ferreira Machado”, citou a diretora do DACA.

Além de Campos, os municípios de São Francisco de Itabapoana (SFI), São João da Barra (SJB), São Fidélis (SF), Conceição de Macabu, Quissamã, Carapebus e Macaé serão beneficiados pelo mutirão.
Para o agendamento, a pessoa tem que comparecer ao Núcleo de Controle e Avaliação, que funciona na Rua Voluntários da Pátria, nº 185, em frente ao prédio da Secretaria de Saúde. Entre os documentos necessários estão o pedido original do SUS – Sistema Único de Saúde –(encaminhamento médico), documentos pessoais e cartão do SUS e todos os exames de imagem realizados até o momento.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS