Após casos de Covid, Prefeitura promove testagem na Escola Municipal Clóvis Tavares
01/06/2022 20:25 - Atualizado em 01/06/2022 20:28
O Programa Saúde na Escola (PSE) promoveu testagem de quase 400 pessoas contra Covid-19 na Escola Municipal Clóvis Tavares, nesta quarta-feira (01). Dois casos deram positivo e os alunos foram orientados a continuarem afastados do ambiente escolar. A unidade teve as aulas presenciais suspensas na semana passada, após três funcionários terem testado positivo para Covid.

As atividades presenciais serão retomadas nesta quinta-feira (02) após sanitização da unidade, conforme orientação da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). “Como a unidade já estava fechada, não houve risco de contaminação desses dois alunos positivados hoje para outros alunos”, informou o coordenador do PSE, João Paulo Oliveira.

Na terça-feira (31), a testagem itinerante atendeu 116 profissionais do Ciep Compartilhado Clóvis Tavares (unidade estadual que funciona em prédio compartilhado com a unidade municipal). Três casos deram positivos, sendo dois funcionários e um aluno.

“O Plano Municipal de Retomada das Aulas Presenciais é um documento norteador e a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia está seguindo rigorosamente as indicações do documento nas escolas da rede municipal de ensino, e orientou os gestores das escolas estaduais a fazerem o mesmo, ou seja, seguirem as recomendações do documento vigente”, acrescentou João.

A diretora da unidade municipal, Ana Paula Boa Morte, falou sobre a importância da ação. “Agradeço por esse processo de testagem dos alunos da Escola Municipal Clóvis Tavares em prevenção ao Covid-19. Por se tratar de um vírus de alta contaminação, consideramos importante a testagem dos alunos, para que, após uma semana de escola fechada, possamos retornar com um pouco mais de segurança. A adesão na unidade surpreendeu: foram testados quase 400 alunos aproximadamente, de um total de 650, e apenas 2 alunos testaram positivo para o vírus. Amanhã, retomamos nossas atividades escolares na unidade”, assegurou.

Em caso de dúvidas, suspeita ou confirmação de casos de covid no ambiente escolar, os gestores devem entrar em contato pelo telefone do PSE: (22) 98131.0302. A ocorrência de caso de covid-19 deverá seguir, a partir deste mês, os novos trâmites de notificação e adotar ações conforme as seguintes situações previstas no Plano Municipal de Retomada das Aulas Presenciais:

ALUNO:
Na ocorrência de 1(um) caso confirmado de COVID-19, o aluno deverá ser afastado por sete dias. A turma terá sua atividade presencial suspensa por até 3(três) dias letivos*; prazo no qual todos os alunos da turma deverão ser testados.

PROFESSOR/PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO
Na ocorrência de positividade para COVID-19, as turmas em que o profissional atuou nas últimas 24 horas terão suas atividades presenciais suspensas por até 3(três) dias letivos*; prazo no qual todos os alunos da turma deverão ser testados.

QUANDO SUSPENDER AS AULAS PRESENCIAIS NA UNIDADE?
Na ocorrência de diagnóstico de COVID-19 em mais de 30% das turmas da instituição, a unidade deverá ser fechada por 5(cinco) dias corridos.
Na ocorrência de diagnóstico de COVID-19 em 30% do total de profissionais da educação, a unidade deverá ser fechada por 5(cinco) dias corridos.
Anterior a reabertura, a unidade deverá passar por processo de sanitização.
Nos casos de suspensão das atividades na unidade, profissionais e alunos deverão ser testados antes da retomada das aulas presenciais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS