Cartão Goitacá é lançado e chega para uma parcela da população em extrema pobreza de Campos
Dora Paula Paes 31/05/2022 17:57 - Atualizado em 01/06/2022 09:32
Em Campos, no momento em que p Brasil que está de volta ao Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU), 3.164 famílias inseridas na listagem da extrema pobreza, das 20 mil, receberam os primeiros R$200,00 do programa Cartão Goitacá. O prefeito Wladimir Garotinho fez o lançamento na tarde desta terça, durante evento, no Palácio da Cultura. O prefeito fez questão de salientar que o projeto, mesmo lançado em ano eleitoral, terá extrema lisura, inclusive com listagem dos contemplados divulgada no Portal da Transparência.

A meta do governo é até o final do ano estender o programa para 10 mil pessoas, o que de acordo com o grupo de assistentes sociais responsável pela elaboração do programa, desde o ano passado, é de 25% do percentual de pessoas que precisam desse socorro no município.

- Assumimos a cidade com 45 mil pessoas na pobreza, das quais 20 mil famílias na extrema pobreza. Nosso objetivo, com esse programa, até o final do ano, é reduzir em 50% a extrema pobreza no município de Campos. Só quem, realmente, passa necessidade e tem sensibilidade com o próximo, entende a importância de um programa como esse que vai ser 100% baseado em critérios técnicos, através do CadÚnico e do trabalho das assistentes sociais, coordenado por duas profissionais concursadas da Prefeitura de Campos, para que não haja nenhuma dúvida sobre o que a gente quer para esse programa, que é atender as pessoas de verdade - informa o prefeito Wladimir Garotinho, que em alguns momento se deixou tomar pela emoção.

Sobre o programa ser lançado em ano eleitoral, o prefeito Wladimir ressaltou: “Não tem problema algum, desde que seja feito com planejamento. Um outro compromisso público é que todo o mês a Prefeitura vai divulgar no Portal da Transparência a relação dos beneficiários e nós vamos encaminhar essa relação para o Ministério Público Estadual, para que não tenha dúvida nenhuma”, disse ele, ressaltando que o programa começou a ser elaborado no ano passado.

O benefício aprovado por unanimidade na Câmara, integra o “Campos com Você”, que amplia a rede de proteção social. As famílias já cadastradas no CadÚnico (Cadastro Único de Programas do Governo Federal) são as contempladas. O secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, fala em uma grande vitória da população. “Programa de suma importância porque vem num momento de muita vulnerabilidade”, completa.

Uma das beneficiadas com o Cartão Goytacá é Leandra Helena de Souza, 40 anos, residente no Parque Santa Rosa. Segundo ela, vai ajudar muito. “Estou desempregada. Tenho duas filhas. Vou ter alimento na minha casa”, disse.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS