CR7 faz gol histórico, e Portugal estreia na Copa vencendo Gana por 3 a 2
Matheus Berriel - Atualizado em 24/11/2022 14:59
Cristiano Ronaldo marcou pela 5ª Copa consecutiva
Cristiano Ronaldo marcou pela 5ª Copa consecutiva / Foto: Divulgação/Fifa
Cristiano Ronaldo é o primeiro jogador da história a marcar em cinco edições da Copa do Mundo. Foi ele quem abriu o placar na vitória portuguesa por 3 a 2 sobre Gana, nesta quinta-feira (24, abrindo o Grupo H. André Ayew e Bukari anotaram os tentos da equipe africana, no estádio 974, em Doha.
Adotando uma postura ofensiva, Portugal começou com seu estilo de jogo desenhado para favorecer Cristiano Ronaldo. Emocionado durante a execução do hino do seu país, o craque teve a primeira chance de marcar aos nove minutos, mas não conseguiu um domínio preciso no ótimo passe de Bruno Fernandes e ficou sem espaço para finalizar após o bom avanço do goleiro Ati Zigi. Aos 12, foi novamente acionado, desta vez em escanteio, mas cabeceou pela linha de fundo.
Quem também desperdiçou oportunidade de abrir o placar foi João Félix, finalizando de primeira e para fora um passe de Bernardo Silva. A rede até balançou aos 30 minutos, mas em lance já paralisado. João Félix lançou Cristiano Ronaldo, que girou na frente da marcação e mandou para a rede, tendo a comemoração frustada quando foi assinalada falta no lance.
As chances perdidas por Portugal permitiram a Gana gostar do jogo na segunda etapa. Aos 10 minutos, em contra-ataque bem construído, Kudus finalizou rente à trave esquerda de Diogo Costa. Foi então que saiu o primeiro gol português, num pênalti duvidoso de Salisi em Cristiano Ronaldo. Ismail Elfath marcou sem nem consultar o VAR, e o próprio Cristiano cobrou com força, no canto direito, para fazer 1 a 0 aos 19 minutos.
A vantagem lusa, contudo, não durou muito tempo. No terceiro ataque consecutivo de Gana, Kudus acionou André Ayew, que deixou tudo igual aos 27.
Desta vez, porém, Portugal deixou de dar sorte ao azar. Fez o segundo apenas cinco minutos mais tarde, com João Félix recebendo nas costas da zaga e finalizando com precisão. E aumentou a vantagem no ataque seguinte, agora com Rafael Leão concluindo grande jogada coletiva. Bukari ainda descontou para Gana, aos 43, mas o empate não foi alcançado na reação. Passou perto disso, pois o goleiro Diogo Costa quase se complicou no último minuto, só que Inaki Williams não conseguiu concluir a gol quando roubou a bola.
Os portugueses lideram o Grupo H de forma isolada, com três pontos. As seleções de Uruguai e Coreia do Sul, que estrearam empatando, dividem o segundo lugar, com um ponto, enquanto Gana ocupa a lanterna. A segunda rodada da chave acontece na próxima segunda-feira (28), com Coreia do Sul x Gana, às 10h, e Portugal x Uruguai, às 16h, pelo horário de Brasília.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS