10 anos de Administração Pública na UENF
Roberto Dutra 16/08/2022 11:37 - Atualizado em 16/08/2022 11:48
Amanha, dia 17 de agosto, a UENF comemora 10 anos de seu curso de graduação em Administração Pública e do Laboratório de Gestão de Políticas Públicas, o LGPP. A criação do curso e do laboratório foi um processo de inovação e desenvolvimento institucional idealizado pelo professor Sérgio de Avezedo, atualizando o espírito e a prática de experimentação institucional preconizados por Darcy Ribeiro, o pai fundador da UENF. Darcy desejou criar uma universidade nova, de excelência no ensino, na pesquisa e na intervenção social.
O ideal é o de uma universidade capaz de produzir ciência e conhecimento de ponta e ao mesmo tempo responder com agilidade e efetividade aos desafios colocados por seu entorno social. Nada mais contrário a este ideal do que o espírito de idolatria institucional e a inércia. Ser fiel ao espírito fundador da UENF é defender e promover constante processo de inovação e desenvolvimento institucional na Universidade, pois só assim é possível responder aos desafios colocados pela sociedade, seja a nível local, regional ou nacional. A criação do curso de Administração Pública e do Laboratório de Gestão de Políticas Públicas encarna esta busca por uma instituição pujante em seu dinamismo. Isso permitiu à UENF produzir pesquisas de excelência sobre os temas ligados ao Estado e às políticas públicas, elaborar projetos de extensão focados nos desafios do setor público e formar quadros para os governos locais, regionais e até federal.
Em 10 anos de funcionamento, podemos dizer, sem nenhuma dúvida, que esta é uma história de sucesso! Apesar dos desafios internos, o curso de Administração Pública e o LGPP fortaleceram e qualificaram a capacidade da UENF influenciar positivamente na vida social. Em tempos de acelerada ofensiva neoliberal, da qual fazem parte os ignorantes que insistem em confundir administração pública com administração de empresas, a existência bem sucedida da pesquisa, do ensino e da extensão em administração pública é uma arma de enorme valor no esforço de reconstruir as capacidades estatais necessárias para induzir o desenvolvimento e produzir cidadania.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Roberto Dutra

    [email protected]