Campos disponibiliza CoronaVac para crianças de 5 a 11 anos na secretaria de Saúde
12/08/2022 19:45 - Atualizado em 12/08/2022 19:53
I
Vacinação infantil contra a Covid-19
Vacinação infantil contra a Covid-19
A Secretaria Municipal de Saúde será, a partir desta segunda-feira (15), a referência na área central para aplicação da 1ª e 2ª doses da vacina CoronaVac para crianças de 5 a 11 anos. A medida foi necessária para evitar a perda do imunizante, uma vez que a procura pela vacina está muito baixa nas unidades descentralizadas. Já a administração da 1ª e 2ª doses da vacina Pfizer, continua Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e extramuros.

“Concentramos a aplicação da CoronaVac em um único posto, pois não podemos perder doses da vacina. Após a abertura do frasco multidose temos 8 horas para aplicar o imunizante, mas a procura vem caindo diariamente nos últimos dias, dificultando essa estratégia de imunização”, explica o subsecretário de Atenção Básica, vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), Rodrigo Carneiro.

Para ter acesso à vacinação, as estratégias continuam sendo as mesmas: agendamento online (AQUI) ou no banner “Agendamento Vacinação Infantil” hospedado no site da Prefeitura, cujas vagas são liberadas diariamente às 9h, visando sempre a aplicação do dia seguinte. Já agendamento presencial ou por senha nas UBSF. Para quem iniciou o esquema vacinal com a Pfizer, deve esperar dois meses para fazer a 2ª dose. Já aqueles que receberem CoronaVac, o intervalo é de 28 dias.

A aplicação das vacinas ocorrerá de segunda a sexta-feira, conforme horário especificado no final do texto. Exclusivamente, no Automóvel Clube e Fundação Municipal de Saúde (FME), após o horário das 12h, não havendo frasco aberto, a vacina será aplicada a cada grupo de 10 crianças.

Para receber a vacina, pais ou responsáveis legais devem apresentar documento com foto, CPF, caderneta de vacinação ou cartão da vacina Covid-19 dos filhos. Também é preciso levar o comprovante de residência.

No caso das crianças com comorbidades ou deficiência permanente de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, é necessário documento que comprove a condição, que pode ser laudo médico; receita; cartões de gratuidade no transporte público, incluindo a Carteira Municipal de Identificação do Autista (CMIA); documentos de atendimento em centro de reabilitação ou unidades especializadas; documento oficial que identifique a deficiência; carteirinha de algum programa como, por exemplo, Programa de Assistência ao Paciente com Asma e Rinite (Proapar) ou Unidades de Assistência de Alta Complexidade (UNACON), entre outras.

POR AGENDAMENTO ONLINE DAS 8H30 ÀS 12H:
1ª E 2ª DOSES (PFIZER) – crianças de 5 a 11 anos
Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie)
Automóvel Clube – 9h às 12h

POR SENHA DAS 9H ÀS 15H:
1ª E 2ª DOSES (CORONAVAC) – criança de 5 a 11 anos
Secretaria de Saúde
1ª E 2ª DOSES (PFIZER) – crianças de 5 a 11 anos
Automóvel Clube
Fundação Municipal de Esportes (antiga AABB)
Obs: Após as 12h, não havendo frasco aberto, a vacina será aplicada a cada grupo de 10 crianças.

POR SENHA OU AGENDAMENTO PRESENCIAL NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (UBSF) DAS 8H30 ÀS 15H:
1ª E 2ª DOSES (PFIZER) – crianças de 5 a 11 anos
UBS da Penha
UBSF Parque Rodoviário
UBSF Custodópolis
UBSF Lagamar/Farol de São Tomé
UBSF Ponta da Lama
UBSF Morro do Coco
UBSF Santo Amaro
UPH Travessão
1ª E 2ª DOSES (CORONAVAC) – crianças de 5 a 11 anos
UBSF Lagamar/Farol de São Tomé
UBSF Ponta da Lama
UBSF Morro do Coco
UBSF Santo Amaro
UPH Travessão

ÚLTIMAS NOTÍCIAS