Secretaria de Agricultura lança Feira Agroecológica neste sábado em Campos
12/08/2022 13:26 - Atualizado em 12/08/2022 16:28
Divulgação
A secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Semap) de Campos, em parceria com o Programa de Mestrado Profissional em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), promove neste sábado (13), a primeira edição da Feira Agroecológica da Agricultura Familiar de Campos. A feira, que trabalha apenas com agricultores que aplicam os conceitos ecológicos e sustentáveis para a produção de alimentos, acontece das 9h às 16h na Mitra Diocesana de Campos (Rua Gilberto Siqueira, n° 14, Centro), com espaços para a comercialização de legumes, frutas e verduras livres de agrotóxicos e com preços mais acessíveis, além de comidas típicas e produtos artesanais.

"O projeto é ambicioso, porque começaremos com essa edição, mas o objetivo é conseguir fazer essa feira todos os sábados, exclusivamente para agricultores e agricultoras que produzem alimentos em Campos e municípios circunvizinhos. Esses produtores devem se cadastrar na secretaria e vão passar por uma avaliação, pois ficaremos responsáveis pela inspeção da atividade, da produção. Nós já temos uma feira muito rica em Campos, que é a Feira da Roça, mas onde também atuam feirantes que compram e revendem produtos. A Feira Agroecológica tem o diferencial de ter especificamente produtores que vão ter a assistência da secretaria com ênfase no desenvolvimento sustentável da atividade, dentro da preservação do ambiente, produtos dentro dos critérios da segurança alimentar e nutricional. É para o produtor que tem de passar sua produção para outro comercializar, porque não tem tempo. Então vamos beneficiar esse agricultor, encurtando o caminho entre quem produz e quem consome, para agregar valor à produção, fazendo com o que preço do que for comercializado seja melhor tanto para o produtor como para o consumidor. Queremos uma feira aos moldes das que são realizadas em regiões e cidades que têm a agricultura forte", explicou Almy.

O secretário diz que equipamentos como barracas e jalecos, ente outros, já estão sendo adquiridos para que a Feira Agroecológica da Agricultura Familiar aconteça semanalmente, aos sábados, em locais a serem definidos, como no próprio espaço da Mitra Diocesana ou na Pracinha do Liceu. "A feira possibilitará que agricultores familiares rurais e urbanos e assentados da reforma agrária escoem suas produções. Conjuntamente, serão oferecidas variadas comidas típicas e artesanatos produzidos por mulheres do município, o que reforça a importância dessa atividade como fonte geradora de renda para os nosso produtores e de fomento à cultura local", contou o chefe de Gabinete da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, Paulo César dos Santos.

A assessora da Gerência de Feiras da Semap, Lohana Chagas, lembra que a primeira edição da feira contará, ainda, com a participação de movimentos sociais e que, por meio de representantes do Programa de Mestrado Profissional em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável da Uenf, quem for aproveitar para conferir os produtos neste sábado poderá assistir a apresentações culturais e participar de rodas de conversa sobre Segurança Alimentar, Nutricional e Alimentação Saudável. "É um espaço de troca de saberes entre os agricultores e a sociedade", concluiu a assessora.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS