Projeto de restauração do Museu Olavo Cardoso é enviado à Câmara - local pode abrigar a Escola Legislativa
Edmundo Siqueira 04/12/2023 20:44 - Atualizado em 04/12/2023 20:54
Museu Olavo Cardoso, no centro de Campos dos Goytacazes
Museu Olavo Cardoso, no centro de Campos dos Goytacazes / Folha1
O emblemático Museu Olavo Cardoso (MOC), um marco histórico e arquitetônico de Campos dos Goytacazes, está prestes a passar, finalmente, por um processo de restauração. Com investimentos orçados em R$ 2.681.788,02, um projeto foi encaminhado à apreciação da Câmara de Vereadores, visando revitalizar o patrimônio cultural.

Enviado na última sexta-feira (01), o projeto e orçamento de restauração do Museu Olavo Cardoso poderá abrigar, em um de seus anexos, a Escola Legislativa (antiga Emugle). Segundo a Secretaria de Comunicação, o envio foi fruto de entendimento firmado entre o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, e o presidente do Legislativo, Marquinho Bacellar, nos tempos de pacificação.

Em entrevista à FolhaFm 98.3, em agosto deste ano, Wladimir Garotinho havia aventado a ideia de levar a Escola Legislativa de Campos — antiga Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle) — para as instalações do Museu Olavo Cardoso.

“Não é uma informação consolidada, mas um início de conversa. Tive uma conversa boa com o presidente do legislativo, Marquinho Bacellar, para que a Câmara de Vereadores possa, junto com a prefeitura, restaurar o Olavo, e que a Escola do Legislativo da Câmara passe a funcionar em um prédio anexo ao Museu, na área que tem ali nos fundos e que não é utilizada”, disse o prefeito à época.

O MOC - Inaugurado em 2006, o Museu Olavo Cardoso está fechado desde 2014. O prédio, construído no final do século XIX, foi deixado em testamento para a municipalidade com o objetivo de ser utilizado com fins memorialistas. A construção histórica está localizada na avenida Sete de Setembro, na área central da cidade.

Em estado de abandono há anos, o prédio perdeu sua varanda recentemente, e no final do governo Rafael Diniz teve parte de seu acervo subtraído por uma ação criminosa, onde também foram furtados mobiliários.
O MOC carece de medidas emergenciais, e além da recuperação das estruturas danificadas de receber receber restauração de elementos arquitetônicos originais, modernização de sistemas elétricos e hidráulicos, e a implementação de medidas de preservação histórica. Uma das exigências da doação do prédio pelo usineiro que batizou o Museu, foi o uso cultural do espaço, que necessita de entendimentos com o setor, mas que fica contemplado caso a Emugle seja instalada no local.

O projeto agora segue para apreciação dos vereadores, onde espera-se que a importância histórica e cultural do MOC seja reconhecida e que o investimento para sua restauração seja aprovado em prol da preservação e valorização do patrimônio local.

Espera um desfecho positivo, independente do cenário político, pela importância que a pauta cultural e de patrimônio histórico exercem em Campos, apesar do estado de abandono de prédio históricos fundamentais para toda região. Pode ser um bom começo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Edmundo Siqueira

    [email protected]