Museu Olavo Cardoso tem mobiliários e parte do acervo histórico-cultural furtados
Edmundo Siqueira e Matheus Berriel 01/01/2021 19:29 - Atualizado em 01/01/2021 22:18
Há vários anos fechado, o Museu Olavo Cardoso, em Campos, foi alvo de ação recente de bandidos. Na última terça-feira (29), a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) fez registro de ocorrência junto à Polícia Civil sobre depredação e furto no prédio, descoberto na segunda (28). Segundo informação da Prefeitura, além de parte do acervo do museu, também foram furtados mobiliários para uso administrativo. O poder público informou ainda que havia dois vigilantes no local, que se renovavam em turnos diários. À noite, a ronda era feita pelo patrulhamento da Guarda Civil Municipal.
— Como não houve ainda, pelo novo governo, um gestor indicado para o setor cultural, ficamos aguardando para que o comunicado (do furto) fosse divulgado — disse Cristina Lima, que presidiu a FCJOL durante o governo Rafael Diniz, encerrado nessa quinta (31). De acordo com Cristina, uma visita precisa ser feita no local para conferir todo o material furtado, “o que, por sua vez, necessita da indicação do (a) novo (a) titular do setor”.
Ex-gerente de Patrimônio da FCJOL, Ondina Oliveira disse que visitou o prédio e constatou que foram levados cerca de 90% de materiais administrativo, mobiliário, ventiladores, computadores, bebedouros, condicionadores de ar e quase a totalidade do acervo histórico e cultural do museu. Membro do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos (Coppam), o arquiteto Rodrigo Porto detalhou alguns itens que compunham tal acervo.
— Lembro que lá tinha uma cama que pertenceu, talvez, ao Olavo Cardoso, era pertencente à casa. Tinha armários, um quarto todo montado, móveis em madeiras talhados a mão, mesa de jantar, cadeira, peças características de uma residência. E, no subsolo, alguns quadros pintados a mão de fatos históricos. Acredito eu que alguns pertencentes à família do Olavo Cardoso, outros até de outras origem. Eram quadros artísticos com registros históricos na sua grande maioria, personalidades, peças que na época eram comuns — detalhou.
Em dezembro, outros prédios públicos foram alvos de ações criminosas em Campos. Por duas vezes houve furtos e vandalismo na Policlínica do Servidor. Caso semelhante aconteceu no Centro Municipal de Educação Integral (Cemei), no Parque Aurora. A Prefeitura informou em nota que novas medidas de reforço na segurança já foram ou estão sendo providenciadas.
Escolhida - Na noite desta sexta-feira (1º), o prefeito Wladimir Garotinho (PSD) anunciou a professora Auxiliadora Freitas como nova presidente da FCJOL.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS