Prefeitura com novos decretos relacionados à Covid
Paula Vigneron 01/01/2021 15:54 - Atualizado em 03/01/2021 09:23
Novos decretos relacionados ao combate à Covid-19 foram publicados, nesta sexta-feira (1), em edição do Diário Oficial, após a posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos em novembro. Foi determinada a criação do Gabinete de Crise, com a elaboração do plano estratégico de 100 dias contra a Covid, e a elaboração do plano de vacina a partir das orientações do Ministério da Saúde. Durante a cerimônia de posse, realizada na Câmara de Vereadores, na manhã dessa sexta, o prefeito, Wladimir Garotinho, afirmou que a cidade “tem que estar preparada para enfrentar os desafios e dar aos profissionais condições para vencer o coronavírus”.
De acordo com o documento, entre outros, o Gabinete de Crise do novo governo terá como objetivos e diretrizes a elaboração do plano estratégico de 100 dias; a análise de dados compilados, por um Grupo de Trabalho, de Covid-19 e outras doenças infecciosas; definição e avaliação da efetividade de ações; análise do cenário; divulgação de informações pertinentes. O gabinete será coordenado por Wladimir Garotinho ou alguém nomeado pelo prefeito e será composto por membros do governo e por representantes de entidades de classe.
Entre as ações imediatas previstas para o Gabinete de Crise, estão a estruturação e regulação de leitos para a Covid; a revisão do Plano Diretor e Arquitetônico de Campos “para que se possa ser adaptado futuramente a nova realidade de um momento pós-pandemia”; formação de convênios com a sociedade civil organizada para melhorar estratégias de prevenção e diagnóstico de Covid; criação de canais nas redes sociais para divulgação das medidas preventivas; estruturação os serviços de transporte de acordo com as normas sanitárias; elaboração do plano de vacinação para população seguindo as normativas do ministério da saúde; e a constituição de comissão interinstitucional para avaliação de retorno às atividades escolares.
O gabinete também deverá “apoiar e adaptar as atividades culturais à nova realidade municipal e tomar decisões estratégicas para implementação de medidas populacionais mais restritivas de mobilidade e distanciamento social (lockdown)”. “As reuniões do Gabinete de Crise serão realizadas, preferencialmente, na modalidade remota e, presencial, excepcionalmente, por decisão do Chefe do Poder Executivo”, informou o decreto.
Casos e mortes — O município de Campos terminou o ano de 2020 com 13.776 casos confirmados, 529 mortes e 11.473 recuperados. No primeiro dia de 2021, a Prefeitura não divulgou o boletim com a atualização das últimas 24 horas. Os dados devem ser divulgados durante os próximos dias.
Na noite da última quarta (30), a professora de português Regina Casarsa, de 76 anos, foi mais uma das vítimas fatais da Covid-19.
Sob lágrimas e aplausos de poucos amigos e familiares, o corpo de Regina foi sepultado na manhã de quinta-feira (31), no cemitério do Caju. Ela morreu no Hospital Doutor Beda, onde estava internada. A docente deixou o marido, Jefferson; dois filhos, Deborah e Romeu; e dois netos, Guilherme e Marina.
Nas redes sociais, o neto Guilherme deixou um depoimento de despedida e admiração em homenagem à avó.
“Ontem (quarta) uma das pessoas mais importantes da minha vida teve seu descanso. Você foi incrível vovó, forte, animada, inteligente, alto astral, uma pessoa que nunca ficava triste e botava todos da casa para cima, a ficha ainda não caiu que quando eu for para sua casa em Grussaí você não vai estar lá. Obrigado por tudo que você já fez por mim e por toda família, palavras eram pouco para descrever tudo que você simbolizava, eu te amo muito, independente de onde você esteja continue sendo essa mulher poderosa, dançarina, animada, contagiando todos ao seu redor, obrigado mesmo, espero ser 1% do que você foi. Obrigado por todos os bolos de sorvete, por todos os bolos rosane que você fazia do jeito mais especial, o mundo perde uma mulher com um coração gigante, a palavra que podemos dizer para você é OBRIGADO, você foi incrível, nunca vou te esquecer, você é aquele tipo de pessoa que deveria ser para sempre, te amo vovó Regina, até mais. Do seu netinho Guigui”.
%MCEPASTEBIN%

ÚLTIMAS NOTÍCIAS