Americano fará proposta ao Goytacaz para jogar no Aryzão durante a Seletiva
Matheus Berriel 31/12/2020 16:51 - Atualizado em 07/01/2021 20:19
Coletiva de imprensa do Americano
Coletiva de imprensa do Americano / Leandro Ferreira/Americano FC
O movimento de aproximação extracampo entre Americano e Goytacaz, intermediado pela G7 Football Investment, que atualmente administra o futebol alvianil, caminha para um acordo permitindo que o Alvinegro alugue o estádio Ary de Oliveira e Souza para ali mandar partidas durante a Seletiva do Campeonato Estadual. Houve avanços na negociação em uma reunião realizada na última terça-feira (29), da qual participaram o presidente do Goyta, Dartagnan Fernandes, o presidente do Cano, Vagner Xavier, membros da G7 e diretores dos dois clubes.
— Há um trabalho de cooperação com o Goytacaz. Já falei isso numa outra entrevista. No futebol de Campos, eu acho que chegou a hora de a gente deixar de dar soco em ponta de faca. Vivemos muito tempo numa briga eterna dentro e fora de campo. O Goytacaz é nosso adversário dentro das quatro linhas, e a gente tem que se unir fora delas para ter um futebol mais organizados, em que se pode ser mais cooperativo entre um clube e o outro — disse Vagner Xavier na quarta-feira (30), em coletiva de imprensa no Centro de Treinamento Eduardo Viana, quando foram oficialmente apresentados o técnico do Americano, Caé Cunha, e membros da sua comissão.
No dia da reunião, o próprio Caé e o diretor executivo do Americano, Luciano Portela, visitaram as instalações do Aryzão e ficaram satisfeitos com as condições do gramado. A previsão é de que uma proposta seja apresentada ao Goytacaz nesta segunda-feira (4), para que passe por avaliação da diretoria e do Conselho Deliberativo do clube da rua do Gás durante a semana.
— O Goytacaz se tornou uma das possibilidades. Assim como acontece com um proprietário que possui um imóvel e quer alugar, nós queremos alugar um imóvel que eles têm e podem alugar. Essa é a relação que está sendo conversada com o Goytacaz em relação ao estádio. A comissão técnica entende que o campo do Goytacaz atende às medidas que nós precisamos, atende à questão de logística. Mas, por enquanto, é só conversa — disse o presidente do Americano. — O gramado está em ótimo estádio, e há possibilidade, sim, de a gente jogar no Goytacaz. Isso é uma realidade — pontuou.
Outros estádios analisados pela diretoria alvinegra são o Antônio Ferreira de Medeiros, em Cardoso Moreira, e o Cláudio Moacyr de Azevedo, em Macaé, este ainda dependendo de laudos da Prefeitura para poder sediar jogos.
A estreia do Americano na Seletiva está marcada para o dia 16 de janeiro, como mandante, tendo como adversária a Cabofriense. Durante a fase preliminar, o Cano também atuará “em casa” nos dias 23 e 30 de janeiro, 6 e 15 de fevereiro, contra Sampaio Corrêa, America, Friburguense e Nova Iguaçu, respectivamente. Todas as partidas acontecerão sem presença das torcidas.
Se preparando em seu centro de treinamento, o Alvinegro campista tem elenco quase fechado, com 30 atletas: os goleiros Hugo, Victor Brasil e Gustavo Baioco; os laterais-direitos Felipe Pacajus e Marcos Bahia; os zagueiros Clemente, Weverton, Jordan, Gonçalves e Espinho; os laterais-esquerdos Paulo Vitor e Digão; os volantes Anderson Domingues, Matheus Lira, Tiago Corrêa, Paulo Vitor e Matheus Gama; os meias Santos, Ninho, Dioguinho e Júnior Araújo; e os atacantes Sorriso, Kim, Rafamar, Jeffinho, Pepeu, Felipe Zuca, Nathan, Di Maria e Lucas Duarte. Atualmente, Junior Araújo encontra-se lesionado e treinando separadamente. Ainda é avaliada a possibilidade da contratação de um atleta para compor o plantel na posição de meia. Se o Cano avançar à Taça Guanabara, o grupo será mais reforçado.
Passar pela Seletiva e ir à semi no Estadual
Apresentado na quarta-feira, o técnico Caé Cunha disse que o Americano tem como objetivos se classificar em primeiro na Seletiva e, posteriormente, alcançar a fase semifinal do Campeonato Estadual.
— A respeito da preparação, ela já começa com um objetivo, já sabendo do regulamento. Então, não há diferença. A gente já traz para a pré-temporada a nossa metodologia de treinamento entendendo o regulamento. É uma competição que eu julgo como uma das mais difíceis do futebol brasileiro no momento, porque são seis equipes para classificar uma. O nosso objetivo é participar do Campeonato Carioca da Série A1 a partir de março, com foco principal em ficar entre os quatro (primeiro) nessa competição da Série A1 — comentou Caé Cunha.
Na visão do treinador alvinegro, Nova Iguaçu e Sampaio Corrêa entram com vantagem por virem da recém-encerrada Série B1 do Campeonato Estadual, enquanto Americano, Cabofriense, America e Friburguense estão apenas em pré-temporada.
— Os dois times que subiram da Série B1 já estão em competição. Eles, supostamente, teoricamente, saem na frente a nível de competitividade. A gente conhece a história de todos os adversário, respeita muito. mas a gente sabe que está no Americano, um dos grandes clubes de futebol do Rio de Janeiro, que já está há três anos disputando a Seletiva, que já é o campeonato da Série A. A gente pretende incorporar nessa nossa meta de ficar entre os quatro um subobjetivo, que é ir jogo a jogo, vitória a vitória, de três em três pontos, para chegar ao nosso objetivo — complementou Caé.
Na semana passada, o Cano derrotou o sub-20 do Paduano por 4 a 1 no primeiro jogo-treino da pré-temporada. Outros dois jogos-treino estão previstos: neste domingo (3), às 10h, contra o Lusiânia-DF; e no próximo sábado (9), ainda sem adversário definido, mas possivelmente contra a Carapebus.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS