Com obras finalizadas, Rafael Diniz entrega prédio do Palácio da Cultura
- Atualizado em 30/12/2020 19:52
Entrega das obras do Palácio da Cultura
Entrega das obras do Palácio da Cultura / Foto: Rodrigo Silveira
No penúltimo dia do seu mandato, o prefeito de Campos, Rafael Diniz (Cidadania), entregou nesta quarta-feira (30) o Palácio da Cultura reformado e pronto para receber manifestações artísticas e culturais a partir do próximo ano. O prédio estava fechado desde 2013. “Era um compromisso meu deixar o Palácio da Cultura concluído, e é o que estamos fazendo, mesmo no final de nossa gestão. O espaço foi todo recuperado, ganhou instalações modernas e iluminação artística. O prédio volta a ser da cultura de Campos, da população campista”, disse Rafael, que recebeu no Palácio membros do Conselho Municipal de Cultura (ComCultura) e a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Cristina Lima.
Depois de anos de abandono, o Palácio da Cultura teve suas obras reiniciadas com apoio da iniciativa privada, sem despesas para a Prefeitura. Graças a um acordo judicial, a obra, orçada em R$ 1,2 milhão, foi custeada pela empresa responsável pela demolição do antigo Casarão Clube do Chacrinha, que ficava localizado na esquina das ruas 13 de Maio e Saldanha Marinho.
— Durante quatro anos, nosso governo trabalhou com criatividade e parcerias para entregar obras importantes para a população de Campos. E nesta quarta-feira, 30 de dezembro de 2020, entregamos as obras do novo Palácio da Cultura, que encontramos abandonadas. Cumprimos nossa promessa e deixamos mais este grande legado para os campistas. Todo mundo tem alguma história para contar do Palácio da Cultura. Eu mesmo fiz muitas pesquisas escolares aqui na biblioteca. Então, é uma alegria devolver este patrimônio ao povo de Campos. Que o Palácio da Cultura seja o símbolo de uma cidade que vibra, que se reinventa e que sabe superar os desafios, mesmo nos momentos de maior dificuldade. Esta foi a marca do nosso governo. Esta é a marca que nós deixamos para as futuras gerações — destacou Rafael Diniz.
A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima ressaltou a importância do Palácio para a classe artístico-cultural. “Ele é um ícone da cultura campista e espero que, daqui para frente, seja a casa do artista campista, e que lá se façam produções, criações próprias do talento e da criatividade do campista”, comentou Cristina Lima.
Presidente do Comcultura, Marcelo Sampaio foi um dos presentes. “O prefeito Rafael Diniz sempre esteve aberto ao diálogo, nos recebeu na sede da Prefeitura e entendeu nosso posicionamento de manter o protagonismo da cultura no Palácio. Isto é um fato histórico. Não só em relação ao Palácio da Cultura, mas à presidência paritária do Comcultura, e este ano, pela primeira vez, assumimos a presidência do Conselho, que é outro fato marcante”, frisou Marcelo.
Obras — O Palácio ganhou novo piso, novas instalações elétrica e hidráulica, salas revitalizadas e espaço mais moderno, onde vai voltar a funcionar a Biblioteca Nilo Peçanha, que possui um acervo de 30 mil livros. O prédio foi ainda pintado, o telhado impermeabilizado, foram recolocados os vidros e recuperadas as calhas. O Palácio da Cultura sediará a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.
Emendas parlamentares dos deputados federais Paulo Feijó e Christino Áureo garantiram os recursos federais destinados à área de Ciência, Tecnologia e Inovação, com os quais foi possível a compra de toda a mobília, computadores e aparelhos de ar condicionado. Já foram feitas as licitações, através de pregão eletrônico. Segundo a Prefeitura, o material já começou a ser entregue, incluindo computadores, que estão no almoxarifado da gestão. Duas empresas responsáveis pelos aparelhos de ar condicionado já assinaram o contrato, assim como três do mobiliário.
Fonte: Prefeitura de Campos.
Entrega das obras do Palácio da Cultura
Entrega das obras do Palácio da Cultura / Foto: Rodrigo Silveira
Rafael Diniz e Cristina Lima com representantes do Comcultura
Rafael Diniz e Cristina Lima com representantes do Comcultura / Foto: Rodrigo Silveira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS