Casos de Covid-19 em crescente
Paula Vigneron 05/01/2021 19:49 - Atualizado em 06/01/2021 13:08
Movimentação no Centro de Campos
Movimentação no Centro de Campos / Rodrigo Silveira
As festas de final de ano nas praias de Campos e de outras cidades da região Norte Fluminense resultaram em aglomerações e desrespeito às orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Nos primeiros cinco dias de 2021, considerando a dificuldade de coleta de dados devido ao feriado prolongado de final de ano, a planície goitacá registrou 214 novos casos e oito mortes por Covid-19 (sete delas ocorridas entre 17 e 21 de dezembro), totalizando 14.020 infectados, 537 óbitos e 11.481 recuperados desde o começo da circulação do Sars-Cov-2 no país. Em meados de dezembro, autoridades em Saúde alertaram sobre a possibilidade de janeiro ser o pior mês da pandemia do coronavírus devido às comemorações de Natal e Réveillon. Nesta semana, em que o Centro de Campos voltou a registrar um grande fluxo de pessoas, com aglomerações principalmente no calçadão, a testagem em massa foi suspensa e foi confirmada a permanência do município na fase amarela.
Nas praias, aglomerações foram registradas em vídeos. Em São Francisco de Itabapoana, as ruas ficaram tomadas por carros e pessoas, que não respeitaram as regras de distanciamento social e o uso da máscara. Também houve grande movimentação na praia de Farol de São Thomé, em Campos, desde o dia seguinte à festa de Natal. No último sábado (2), foram iniciadas, na praia campista, as ações de fiscalização de combate à Covid-19.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Alonsimar Oliveira, a ação do dia 2 contou com a participação da Polícia Militar. Ele informou que, na parte da noite, foi feita uma ronda pelas ruas de Farol para “coibir carros de som, aglomerações de pessoas”. “Pudemos verificar que os veranistas não estavam usando máscaras, e esse decreto precisa ser cumprido”, destacou Alonsimar.
O secretário afirmou que a fiscalização na praia será mantida para garantir a tranquilidade dos turistas e moradores. “Vamos tentar fazer operações com toda a força de segurança. Os agentes estarão em pontos estratégicos que dão acesso à avenida. Contaremos com quatro motocicletas e as viaturas que estiverem em melhores condições para atual em Farol de São Thomé e Lagoa de Cima. O objetivo é minimizar a aglomeração, orientar sobre o uso de máscaras, e também entregaremos um relatório com o intuito de chamar todas as forças-tarefas do município para nos ajudar com a segurança”, assegurou.
Testagem em massa suspensa — A Prefeitura de Campos suspendeu, nesta semana, a realização de testes de Covid-19 que vinham sendo feitos em massa no município. Eles eram realizados, a partir do aplicativo Dados do Bem, no Sest/Senat e no Ônibus de Testagem Itinerante, que circulou pela última vez no dia 18 de dezembro, atendendo moradores do Parque São Matheus. A suspensão ocorreu porque a equipe do prefeito Wladimir Garotinho trabalha na criação de um novo sistema. Ainda não há previsão para o retorno da ação.
Em nota, a Prefeitura informou que “a Vigilância em Saúde está elaborando um novo sistema de testagem da Covid-19 na cidade. O atendimento será retomado. Orientamos a população que procure as unidades que são referência no atendimento, como as UPHs e hospitais de emergência do SUS quando apresentar algum sintoma da doença”.
A testagem em massa começou a ser feita em setembro, nos bairros que apresentavam maior incidência de casos confirmados ou suspeitos. Em três meses, foram realizados, de forma gratuita, mais de 18 mil testes. 
Prefeitura mantém cidade na fase amarela
O município de Campos seguirá no nível 3, fase amarela, do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais até o dia 10 de janeiro. O novo decreto foi publicado no Diário Oficial da última segunda-feira (4). A fase amarela corresponde ao nível de atenção máxima.
O município entrou no nível 3 do Plano de Retomada no dia 30 novembro. A orientação é que a população mantenha os cuidados de prevenção, como lavar bem as mãos, usar máscara e álcool 70%, além de manter o distanciamento social, evitando ambientes com aglomerações.
Na fase amarela, a circulação de pessoas em shopping fica restrita até as 22h. O espaço deve funcionar com 50% da capacidade. Crianças menores de seis anos e adultos com mais de 60 não estão autorizados a circular nestes locais. Os salões de beleza e bancos também são obrigados a limitar em 50% o atendimento. Os eventos religiosos devem respeitar o limite de 30% da capacidade normal.
Em restaurantes, também está impedido o acesso de crianças com menos de seis anos e adultos com mais de 60. A modalidade takeaway (pedir o produto e buscar no estabelecimento) está proibida após as 23h. O acesso à serra do Itaoca está vedado, e eventos não estão autorizados neste fase, assim como o uso de praças.
Municípios planejam ações durante o verão
Para coibir aglomerações e desrespeito aos decretos municipais durante o verão, prefeituras da região realizam ações de fiscalização nas praias. Em Campos, para tentar diminuir os registros, o governo municipal vai propor uma campanha de conscientização sobre a Covid-19. O objetivo será despertar toda a população sobre a gravidade deste período de pandemia com elevado risco de contágio.
A campanha vai envolver todos os segmentos da sociedade, com a participação da população, da sociedade civil, instituições e dos veículos de comunicação, de forma a criar uma rede de consciência coletiva para orientar e combater a pandemia, conforme declarou o prefeito Wladimir Garotinho.
Ele também informou que vai buscar recursos para outras ações na área da Saúde, como a implementação de programas como o Estratégia Saúde da Família (ESF). “Há verbas para investimento e custeio, convênios com órgãos do Estado e da União que dependem de projetos que já estão sendo elaborados para atrair e captar o chamado ‘dinheiro novo’ que precisamos para suprir os poucos recursos da Prefeitura”, concluiu Wladimir.
Em São João da Barra, de acordo com a Prefeitura, a “Secretaria de Segurança Pública – Fiscalização de Postura, Guarda Civil Municipal (GCM) e Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) –, com apoio do 8º BPM, atua de forma permanente, incluindo finais de semana e feriados, no cumprimento das medidas de prevenção, previstas em decreto, em todo município”.
O município também realizará ações de conscientização para conter a proliferação do Sars-Cov-2 e serão mantidas, na entrada de São João da Barra, as barreiras sanitárias, visando à diminuição do fluxo dentro da cidade. “Precisamos do engajamento da sociedade, no sentido de entender o momento que estamos vivendo, não só em São João da Barra, mas em todo o mundo, e cada um ajudar da melhor forma possível”, orientou a Prefeitura.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS