Campanha do UNICEF convoca sociedade a priorizar educação nas eleições
Fabiano Rangel 17/08/2022 18:33 - Atualizado em 17/08/2022 18:34
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançou na última terça-feira (15) a campanha #VotePelaEducação, um apelo para que eleitores e eleitoras exijam ações concretas de candidatos e candidatas em resposta à crise educacional.
Um levantamento realizado pela consultoria Timelens a pedido do UNICEF, entre os meses de janeiro e julho deste ano, mostrou que apenas 4% das menções nas redes sociais às Eleições 2022 falam sobre educação.
Após mais de dois anos de pandemia, o Brasil ainda está diante de uma crise profunda e urgente: a retomada da educação. Mais de 1,4 milhão de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos estão fora da escola no país, e milhões voltaram às salas de aula com grandes defasagens de aprendizagem. Eles estão em risco de abandonar a escola.
Porém, infelizmente, o tema, no entanto, não está entre as preocupações dos eleitores. O levantamento realizado pela Timelens para o UNICEF analisou menções às Eleições 2022 nas redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube e Instagram), no Google e em websites e blogs, incluindo portais de notícias, nos primeiros seis meses de 2022. Foram analisadas mais de 12 milhões de menções no período. O nível de confiança da consulta é 99%, com margem de erro de 3%.
A grande maioria das menções girava em torno de outros temas factuais, com destaque para Superior Tribunal Federal – STF (27,8%), urnas eletrônicas (11,1%), mensagens de intolerância (9,4%) e fake news (7%). Além de educação, outros temas essenciais ficaram à margem: saúde (2%), emprego (1,6%) e fome (0,7%).
“Os resultados acendem um alerta importante para a urgência de colocar a educação em destaque no debate eleitoral”, defende Mônica Dias Pinto, chefe de educação do UNICEF no Brasil. “Nos próximos anos, o país precisará de grandes esforços para se recuperar, econômica e socialmente, dos impactos da COVID-19 e voltar a avançar na garantia de direitos. Um presente e um futuro prósperos para todas as crianças e todos os adolescentes só se construirão com investimentos consistentes e estratégicos na educação. Neste momento, é fundamental que cada eleitor, cada eleitora #VotePelaEducação”, diz ela.
Campanha - Para colocar o tema Educação em destaque, o UNICEF convida todas e todos para que acessem a página da campanha, entendam as prioridades para a educação do país, baixem os materiais gratuitamente e divulguem os conteúdos.

Para ajudar eleitoras e eleitores a votar pela educação, o UNICEF apresenta nove temas que precisam fazer parte da agenda pública brasileira:

1.#VotePelaEducação – Fora da Escola Não Pode!
2.#VotePelaEducação – Pela retomada do direito à educação
3.#VotePelaEducação – Por uma educação antirracista, antissexista e inclusiva
4.#VotePelaEducação – Pela valorização de professoras(es) e
5.#VotePelaEducação – Pela valorização da escola pública
6.#VotePelaEducação – Por mais recursos para a educação pública
7.#VotePelaEducação – Pela inclusão digital e educação conectada
8.#VotePelaEducação – Aprendizagem e trabalho decente para jovens
9.#VotePelaEducação – Pelos direitos de cada criança e adolescente no Brasil

Para saber mais sobre a campanha, os temas acima e do levantamento online, basta acessar este LINK.

Fonte do texto: Site da ONU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Fabiano Rangel

    [email protected]

    Educador e empreendedor em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, sou graduado em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e professor concursado da área no Governo do Estado do Rio de Janeiro desde 2007. Atuei como coordenador pedagógico e geral de várias escolas particulares em Campos até 2011. Fui também coordenador administrativo do Sesc Mineiro, em Grussaí, no município de São João da Barra, até 2013. Há oito anos me dedico ao Centro Educacional Riachuelo como Diretor Geral das cinco unidades, que formam hoje o Grupo Riachuelo. Sou pós-graduado em Gestão Escolar Integradora e Gestão de Pessoas pelo Instituto Brasileiro de Ensino (IBE). Atualmente também sou apresentador do programa Papo Cabeça na rádio Folha FM 98,3.