Campos tem quatro casos suspeitos de varíola dos macacos
Arnaldo Neto 16/08/2022 18:06 - Atualizado em 17/08/2022 17:47
Hospital Ferreira Machado
Hospital Ferreira Machado / Rodrigo Silveira
A Prefeitura de Campos confirmou, nessa terça-feira (16), que o município tem quatro pacientes com quadro suspeito de varíola dos macacos. Desses, um adolescente de 17 anos está internado no Hospital Ferreira Machado (HFM) e outro adolescente, de 15 anos, em isolamento domiciliar. Vale destacar que Campos já teve dois casos confirmados da doença — um dos pacientes, de 40 anos, saiu do isolamento na última sexta-feira (12); o outro, de 33 anos, segue internado no HFM. Enquanto aguarda os exames dos quatro casos suspeitos, todos do sexo masculino, Campos já teve outros três casos suspeitos descartados, de dois homens e uma mulher.
A subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, através de Departamento de Vigilância em Saúde e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), atualizou, nesta terça as notificações sobre infecção por monkeypox, mais conhecida como varíola dos macacos, em Campos. Até o momento, são dois casos confirmados laboratorialmente e quatro suspeitos.

Dos casos confirmados, ambos são do sexo masculino: um paciente de 40 anos de idade, possui histórico de viagem para o Rio de Janeiro. Saiu do isolamento domiciliar na última sexta. O outro, de 33 anos, segue internado, sem alteração do quadro clínico. Ele tem registro de viagem para Natal e São Paulo. Os pacientes não são da mesma família. As notificações ocorreram na última semana de julho e os resultados dos exames laboratoriais enviados ao município nos dias 1º e 02 de agosto.

Quanto aos casos suspeitos, são quatro e todos do sexo masculino. Um paciente de 17 anos encontra-se internado no Ferreira Machado. As idades dos demais pacientes são 15, 39 e 42 anos, todos em isolamento domiciliar. Pacientes sem histórico de viagem e de parentesco, as notificações ocorreram entre os dias 7 e 14 de agosto. Além do monitoramento diário que é feito pela equipe do Cievs, os pacientes recebem avaliação médica.

A Saúde aguarda resultados dos exames realizados no Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen) para confirmação ou exclusão do diagnóstico. Em todos os casos os contactantes também são monitorados e estão assintomáticos.

Orientação — Em caso de surgimento de sinais ou sintomas entre os quais estão febre, mal-estar, dores no corpo e aparecimento de lesões, ou seja, pequenas bolhas junto de vermelhidão da pele, principalmente no rosto, pescoço e região genital/virilha, o paciente deve procurar a rede de urgência e emergência da cidade, preferencialmente as Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), onde há médicos e enfermeiros de plantão capacitados para identificar essas lesões e casos suspeitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]