Elísio: remanejamento de 5% não engessa o governo em SJB
Arnaldo Neto 30/07/2022 12:52 - Atualizado em 30/07/2022 13:02
Movimentos na Câmara de SJB
O presidente da Câmara de São João da Barra, Elísio Rodrigues (PL), não esconde que já constrói uma pré-candidatura a prefeito para 2024. Nem que sua pretensão foi um dos motivos que levaram ao rompimento com a ex-prefeita Carla Machado (PT). Membro, agora, do grupo de oposição à prefeita Carla Caputi (sem partido), antecipou a eleição da Mesa e propôs, junto aos outros do grupo, o limite de 5% de remanejamento para o orçamento de 2023, já na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aprovada na última terça-feira (26). Em entrevista ao Folha no Ar, da Folha FM 98,3, nessa sexta-feira (29), ele falou sobre o caso.
Engessar o governo?
“Eu tenho convicção de que os 5% não engessam o governo. Só traz mais responsabilidade. A forma como os orçamentos chegavam à Câmara Municipal mostra que essa parceria é prejudicial demais à questão dos poderes e à população”, respondeu Elísio em relação ao discurso de aliados da prefeita, após a aprovação da LDO. O presidente da Câmara afirmou que a prefeita tem sido sutil ao tratar do assunto, inclusive, lembrou que viu a resposta dela na entrevista da semana passada, na qual Caputi disse que seria necessário mais trabalho para ajustar o orçamento a essa realidade dos 5%: “Eu gostei muito da forma como ela falou”.
Digitais de Bacellar e as urnas
Elísio apoia o deputado estadual Rodrigo Bacellar (PL). E nega que ele tenha interferido nas decisões da Casa, tanto de antecipar a eleição da Mesa, como a de taxar o remanejamento em 5% — movimento semelhante ao da oposição na Câmara de Campos. O presidente do Legislativo sanjoanense também acha cedo afirmar que o desempenho das urnas neste ano possa refletir imediatamente nos planos eleitorais de 2024. Além de Bacellar, apoiado por Elísio, e Carla Machado, mais dois opositores à ex-prefeita, e com domicílio eleitoral em SJB, Bruno Dauaire (União) e Márcio Nogueira (Podemos), figuram na corrida a deputado estadual.
Comparação das “Carlas”
Para Elísio, Carla Machado deixou a Prefeitura no pior momento, apesar de, segundo ele, ter prometido que seu quarto mandato seria o melhor de todos. Ainda pontuou a dificuldade de diálogo: “Ela falava sempre que tem que decidir em grupo, mas o grupo é só ela: só ela decide, só ela fala, só ela toma decisões”. Quanto a Carla Caputi, diz torcer pela gestão, criticou a série de nomeações neste período pré-eleitoral e insinuou que há participação da ex-prefeita no governo: “Carla Caputi tem essa diferença de tratar. Ela está com todo gás para trabalhar, a gente vê isso, apesar de ter sempre a sombra da ex-prefeita por trás, não sei até quando”.
 
Pesquisa no RJ
A liderança de Cláudio Castro (PL), abrindo vantagem, ainda que em empate técnico com Marcelo Freixo (PSB), e a necessidade do 2º turno foram tendências apontadas pela pesquisa Real Time Big Data, divulgada nessa quarta-feira (27). Castro aparece com 30% das intenções de votos, seguido por Freixo, com 24%. Neste cenário, o empate é no limite da margem de erro. Rodrigo Neves (PDT), tem 9%; Paulo Ganime (Novo), Cyro Garcia (PSTU) e Emir Larangeira (PMB) têm 1%, assim como Felipe Santa Cruz (PSD) — que será vice de Neves. Eduardo Serra (PCB) não pontuou. No cenário sem Santa Cruz, Castro abre 31% a 24% sobre Freixo.
 
Rejeição
Outra tendência apontada na pesquisa Real Time Big Data — realizada entre os dias 25 e 26 de julho— é a alta rejeição de Freixo, fator proibitivo para uma disputa em dois turnos. O deputado federal do PSB tem 44% no índice negativo, enquanto o atual governador chega a 36%. Neves bate 26%, enquanto Santa Cruz e Cyro Garcia chegam a 19%. Emir Laranjeira tem 16%, já Ganime, 12%. Nos possíveis cenários de segundo turno aferidos, Castro bateria Freixo (40% a 31%) e Neves (42% a 27%). Em um eventual embate entre o candidato do PSB e Rodrigo Neves, a sondagem aponta empate técnico — 34% para Freixo, Neves com 31%.
 
Senado
Na corrida ao Senado, o cenário é bem diferente da sondagem do Ipec, na qual o senador Romário Faria (PL) dava goleada nos demais, com 30%, contra 11% do segundo lugar. A Big Data coloca Alessandro Molon (PSB) numericamente à frente, com 17%, mas em empate técnico com o “baixinho”, que tem 16%, e Marcelo Crivella (Republicanos), com 15%. Daniel Silveira (PTB), com 9%; André Ceciliano (PT), 5%; Clarissa Garotinho (União), 4%; Washigton Reis (MDB), 2%; e Luciana Boiteux (Psol), com 1%, completam a lista dos que pontuaram. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral, com a inscrição RJ-07420/2022.
 
Sucesso
A reabertura do Sesc em Grussaí, agora sob gestão do Sesc RJ, promete ser sucesso neste fim de semana. Neste sábado (30), tem show com Fundo de Quintal. Foram quatro mil ingressos trocados por alimentos não perecíveis e todos terminaram nessa sexta. Já no domingo (31), o show fica por conta da banda Melim. Até a tarde dessa sexta, em um dos pontos de troca de ingressos, a Loja Grussaí, ainda estavam disponíveis cerca de 20 entradas. O Festival Sesc de Inverno, além dos shows, tem variado programação durante todo o dia. Além de gerar grande expectativa para os sanjoanenses sobre a efetiva utilização do espaço, fechado desde 2020.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]